Projeto de Conselheiro Pena é um dos vencedores do XI Prêmio Sebrae

Município foi contemplado na categoria “Compras Governamentais” com o projeto Agricultura Familiar Sustentável – Alimentação Escolar Saudável

Conselheiro Pena é um dos vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Juscelino Kubistchek. A cerimônia de premiação foi realizada na manhã de sexta-feira (29/04), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. O evento reuniu cerca de 200 convidados, entre o governador Romeu Zema, prefeitos das 29 cidades finalistas da competição, secretários, lideranças e autoridades municipais e estaduais.

A XI edição do Prêmio recebeu a inscrição de 209 projetos de 153 municípios. Na fase final, disputaram 32 trabalhos de 29 cidades. Os oito vencedores foram: Divinópolis, na categoria Cidade Empreendedora – Região Sudeste; Conselheiro Pena (Compras Governamentais); Cataguases (Desburocratização); Chapada Gaúcha (Empreendedorismo na Escola); Guimarânia (Governança Regional e Cooperação Intermunicipal); Uberaba (Inovação e Sustentabilidade); Paracatu (Cidade Criativa e Empreendedora); e Couto de Magalhães de Minas (Conceito, Serviços e Gestão Empresarial).

O evento

O maior prêmio municipalista brasileiro completa 21 anos, com o propósito de conhecer, reconhecer e premiar experiências que estão contribuindo para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza as boas práticas dos governos municipais que estimulam a formalização, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo um desenvolvimento sustentável para o estado e, consequentemente, para o país”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões, na abertura da cerimônia.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do trabalho que é feito nos municípios para incentivar os pequenos negócios. “Temos duas forças que são importantes ferramentas de desenvolvimento do país: os pequenos negócios e os municípios. E o Sebrae trabalha para potencializar essas forças que vão levantar o país e levá-lo o ao patamar de primeiro mundo.”

O governador Romeu Zema elogiou o evento: “Eu não poderia faltar a este evento, pois simboliza aquilo que mais precisamos em Minas Gerais: mais empreendedorismo, inovação e boas práticas. Esse evento faz parte do meu sonho: que Minas se desenvolva”.

O presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, chamou a atenção para a necessidade de investir na capacitação dos gestores públicos municipais. “O Sebrae vem para ser o nosso parceiro na correção desse problema. Assim, é possível levar qualificação aos gestores e fomentar o empreendedorismo”, afirmou.

Parcerias

Durante o evento também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação entre o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A parceria visa estimular e implementar ações conjuntas de cooperação institucional para o compartilhamento de informações estratégicas, com foco no desenvolvimento regional, principalmente em temas relacionados à desburocratização, arranjo produtivo local, encadeamento produtivo e consórcios municipais.

Outra iniciativa anunciada na solenidade foi a doação de 220 notebooks para as Salas Mineiras do Empreendedor (SME), por meio do convênio entre o Sebrae Minas e a AMM. O diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho, destacou a importância estratégica das SME. “Em muitos municípios, a Sala Mineira do Empreendedor se tornou a secretaria de desenvolvimento local”, afirmou.

Projeto Agricultura Familiar Sustentável – Alimentação Escolar Saudável

O município, localizado no Vale do Rio Doce, venceu com o projeto Agricultura Familiar Sustentável – Alimentação Escolar Saudável, na categoria Compras Governamentais. A iniciativa já apresenta resultados para os produtores, alunos da rede de ensino e para a própria economia municipal.

Os alunos passaram a se alimentar com produtos de maior qualidade nas escolas. A maioria dos colégios nunca havia realizado compras da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Dessa forma, a expectativa é de grande crescimento dessas compras nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM