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Professores de escolas do campo passam por treinamento do Craedi

FOTO: Divulgação/PMGV

GOVERNADOR VALADARES – Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a equipe do Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (Craedi) realizou o treinamento do Plano de Desenvolvimento Individual Escolar de Crianças com Deficiência ou Transtorno (PDIE) para professores das escolas municipais do campo de Governador Valadares. O objetivo do treinamento é capacitar os docentes para a avaliação inicial das crianças com deficiência, identificando suas habilidades desenvolvidas e suas dificuldades, permitindo um planejamento pedagógico mais eficiente.

Segundo Eliane Duarte, diretora do Craedi, a implementação do PDIE deve ocorrer já no início do ano letivo, garantindo sua execução ao longo de todo o ano de 2025. “O treinamento foca nas estratégias que vão ser utilizadas para aquele estudante de forma individual, tudo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou.

No total, 18 escolas do campo participaram do treinamento. A partir do dia 10 de março, a formação será estendida para os professores das escolas municipais urbanas. Eliane reforça que o PDIE é um direito fundamental das crianças com deficiência ou transtorno. “Através dele, são observados todos os avanços do estudante e o que precisa ser trabalhado. Caso não haja um desenvolvimento satisfatório, a legislação permite a flexibilização do tempo de escolarização, como permanecer um ano a mais na educação infantil ou no segundo ano do ensino fundamental”, destacou.

O PDIE está respaldado pela Lei Brasileira de Inclusão e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O documento visa orientar o atendimento a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, sendo uma ferramenta essencial para garantir acessibilidade e inclusão no ambiente escolar.

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