Processos movimentados pelo Núcleo de Direito da Fadivale garantem mais de R$ 50 mil aos assistidos

GOVERNADOR VALADARES – O isolamento social e as restrições de segurança para o combate ao coronavírus (Covid-19) não impedem os Núcleos de Prática Jurídica da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE) de ajudarem a população, principalmente pessoas que se encontram em dificuldade financeira.

De segunda a sexta-feira, profissionais do Direito e alunos da Faculdade atendem, por telefone, gratuitamente, à população carente que precisa resolver questões jurídicas. No local funcionam o Núcleo de Criminologia, Penal e Execução Penal, o Núcleo de Direito do Trabalho e Previdenciário e o Núcleo Cível.

Após as primeiras medidas de segurança para conter a pandemia do novo coronavírus, as aulas da Faculdade foram suspensas e várias deliberações foram adotadas pela direção administrativa. As medidas têm a finalidade de ajustar o atendimento da população durante o isolamento social.

Acompanhamento dos processos

Os Núcleos de Prática Jurídica se alinharam à situação para dar continuidade ao atendimento e acompanhamento de ações e processos que estão em andamento.

A professora e uma das controladoras do Núcleo de Direito do Trabalho e Previdenciário, Paula Miranda Lima, explicou que, mesmo no período de isolamento, os processos previdenciários estão sendo acompanhados de perto.

“Obtivemos êxito em ações previdenciárias, com a implantação ou restabelecimento de benefícios, bem como com sentenças positivas, de modo que também já é possível observar o cumprimento de sentença, cujos valores, praticamente, alcançam a monta de 50 mil reais aos nossos assistidos, valores estes que farão a diferença na vida dessas pessoas tão carentes, principalmente se observarmos o momento de crise atual”, disse.

Todo o trabalho conta com a interação de educadores e alunos da Fadivale, que se colocam à disposição para ajudar a população carente.

“No núcleo a gente conta com o auxílio dos alunos do 7º e do 8º período de graduação. Contamos com três núcleos, de Criminologia, Penal e Execução Penal, o Núcleo de Direito do Trabalho e Previdenciário e o Núcleo Cível. Neste período de isolamento, nós não estamos fazendo atendimento presencial nos núcleos, só as movimentações processuais já existentes de casa”, explicou Paula Miranda.

O Núcleo Previdenciário oferece orientações e acompanhamento desde a proposição da ação até o último momento processual, presente em todas as etapas, sem qualquer custo.

“É impagável e gratificante pode ajudar o próximo. A maioria são idosos que não têm condições financeiras de conseguir um advogado ou moram longe, trabalham na roça. Essas pessoas ficam eternamente agradecidas quando são ajudadas. É uma satisfação pessoal poder ajudá-los”, comentou.

Sem aulas, os atendimentos presenciais ainda estão suspensos por tempo indeterminado. Os atendimentos pelos Núcleos de Prática Jurídica da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE) são realizados de segunda a sexta-feira, as 12 às 16 horas, pelo telefone: (33) 3271-2004.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM