WhatsApp-2.png

Prévia da inflação oficial de setembro fica em 0,35%, aponta IBGE

Os combustíveis foram as principais altas. FOTO: José Cruz/Agência Brasil
Os combustíveis foram as principais altas. FOTO: José Cruz/Agência Brasil

BRASÍLIA – A prévia da inflação oficial ficou em 0,35% em setembro, 0,07 ponto percentual acima da taxa de agosto, de 0,28%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (26) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15). Segundo o IPCA-15,a inflação soma 3,74% ao longo deste ano e 5% nos últimos 12 meses. Em agosto, no entanto, o acumulado de 12 meses ficou em 4,24%.

Tiveram alta em setembro seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados. O aumento, por exemplo, de 5,18% no preço da gasolina fez o item transporte ter o maior impacto no IPCA-1. Ele representa 0,41 ponto percentual do resultado. Além disso o grupo habitação apresentou alta de 0,30%, uma desaceleração em relação ao mês anterior, de 1,08%.

Em saúde e cuidados pessoais, com alta de 0,17%, o destaque, no entanto, foi a alta no item plano de saúde de 0,71%. Isso ocorreu devido aos reajustes autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos contratados antes da Lei nº 9.656/98. A Lei dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, com vigência retroativa a partir de julho. “Desse modo, no IPCA-15 de setembro foram apropriadas as frações mensais dos planos antigos relativas aos meses de julho, agosto e setembro”, explica o IBGE.

Alimentação em casa

A alimentação em casa, entretanto, ficou mais barata 1,25% pelo terceiro mês seguido, segundo a pesquisa do IBGE. O grupo alimentação e bebida, aliás, teve uma retração de 0,77%. Entre os produtos que ajudaram a puxar os preços para baixo estão, por exemplo: a batata-inglesa (-10,51%), cebola (-9,51%), feijão-carioca (-8,13%), leite longa vida (-3,45%), carnes (-2,73%) e frango em pedaços (-1,99%).

O IBGE divulgou também o IPCA-E, equivalente ao IPCA-15 acumulado no trimestre julho, agosto e setembro, que ficou em 0,56%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que