Prefeitura retoma a realização de cirurgias eletivas

Por conta deste intervalo de tempo em que o serviço esteve paralisado, há hoje uma demanda aproximada de 3 mil cirurgias eletivas

Foi publicado e entrou em vigor na última terça-feira (20) o decreto municipal de n° 11.464 que determina a retomada do agendamento da realização de cirurgias eletivas pelo SUS em Valadares. A decisão revoga o Decreto n° 11.297, que estava vigente desde dezembro do ano passado.

A ação somente foi possível diante do intenso trabalho da Administração Municipal no combate à pandemia, o que provocou mudanças no cenário epidemiológico da cidade e também pelo andamento do processo de vacinação contra a covid-19 na cidade.

De acordo com dados do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCCA), por conta deste intervalo de tempo em que o serviço esteve paralisado, há hoje uma demanda aproximada de 3 mil cirurgias eletivas para serem realizadas. Sendo a maioria nas especialidades de ortopedia, cirurgias gerais (vesículas e hérnias), otorrinolaringologia, urologia, ginecológicas, bariátricas, oftalmológicas e pediátricas. A retomada será de acordo com a fila de espera existente na cidade e de acordo com a avaliação médica para o grau de urgência dos pacientes.

Importante ressaltar que para a realização dos procedimentos foi necessária uma avaliação criteriosa e reorganização de toda a rede assistencial, dentre eles podemos destacar a diminuição no índice internação e ocupação de leitos de UTI Covid, o monitoramento dos estoques de insumos farmacêuticos e materiais necessários para os procedimentos cirúrgicos e anestésicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM