Prefeitura recebe 14 novos médicos para reforçar Atenção Primária à Saúde

FOTO: Divulgação/Secom Prefeitura

Com os recém-chegados e os recontratados, Valadares conta com cobertura total nas unidades de saúde das áreas urbana e rural

Na última segunda-feira (26), a Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu novos profissionais do Programa Mais Médicos. Ao todo, 14 se apresentaram para reforçar os atendimentos na Atenção Primária à Saúde, representando um avanço na saúde do município e uma conquista para a população.

Com a chegada desses médicos generalistas e especialistas em Medicina de Família e Comunidade, que são todos de nacionalidade brasileira, Valadares conta agora com 52 profissionais do Mais Médicos; tendo em vista que alguns já estavam em assistência no município e outros foram recontratados pelo Programa. Além disso, é preciso ressaltar que cinco dos recém-chegados fizeram Residência Médica de Família e de Comunidade em Valadares.

As contempladas com os novos médicos foram as Estratégias Saúde da Família (ESF) Vila Park; Santa Helena II; Carapina I; Goiabal; Turmalina I; Carapina II; Caic I; Vila do Sol; Novo Horizonte; Jardim Pérola; além da EAP Vila Isa, Santa Rita e Lourdes.

MAIS MÉDICOS

O Governo Federal realizou melhorias para o atual modelo do programa. Os profissionais agora contam com oportunidades de especialização e mestrado; benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa para atuarem nas periferias e regiões mais remotas; e direito a compensação do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa durante os seis meses de licença maternidade, no caso das médicas que se tornarem mães. Os médicos que se tornarem pais também terão direito a licença com manutenção de 20 dias.

Para atrair os profissionais brasileiros, o Ministério da Saúde e o da Educação firmaram parceria para incentivar os médicos formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) que terão ajuda para quitar o FIES. O Mais Médicos para o Brasil, criado em 2013 durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, representou uma importante e inédita iniciativa de provimento de médicos. No entanto, nos últimos quatro anos, o programa sofreu com a falta de incentivos – o ano de 2022 foi o período de maior desassistência profissional nos municípios.

Vale lembrar que, no âmbito do programa, as gestões municipais possuem algumas responsabilidades, como garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar para as regiões de desenvolvimento das atividades nas unidades básicas de saúde nos locais de difícil acesso.

Comments 2

  1. Cristiane Esteves Lima says:

    Excelente! A população agradece!… Por este e tantos outros motivos voto sempre no PT e na esquerda. Mais verba para educação, saúde, moradia!… São as necessidades daqueles que mais precisam sendo priorizadas! É a busca do equilíbrio, da justiça social, da inclusão! Gratidão ao presidente Lula e aos nordestinos que nos salvaram da barbarie.

  2. Cristiane Esteves Lima says:

    Excelente! A população agradece!… Por este e tantos outros motivos voto sempre na esquerda. Mais verba para educação, saúde, moradia!… São as necessidades daqueles que mais precisam sendo priorizadas! É a busca do equilíbrio, da justiça social, da inclusão! Gratidão ao presidente Lula e aos nordestinos que nos salvaram da barbarie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como