WhatsApp-2.png

Prefeitura instala botoeira para travessia de deficientes no trânsito

FOTO: Divulgação Prefeitura GV

A botoeira foi instalada no cruzamento entre a Avenida Minas Gerais e Rua Israel Pinheiro com o objetivo de garantir mais acessibilidade e segurança na travessia de pedestres com deficiência visual.

A modernização do parque semafórico da cidade continua em pleno andamento e, em atendimento à Resolução CONTRAN Nº 704 DE 10/10/2017 e por determinação do Ministério Público de Minas Gerais, a sinalização semafórica ganhará botoeiras sonoras, de forma gradativa. O primeiro cruzamento beneficiado é o da Rua Israel Pinheiro com a Avenida Minas Gerais.

Por meio da botoeira, o pedestre com deficiência visual poderá solicitar a sua travessia ao apertar o botão por três segundos. Assim, o sistema entende que um pedestre está aguardando para atravessar a via. Em alguns segundos os semáforos são fechados e com um sinal sonoro, além do sinal verde, a passagem é liberada.

A botoeira sonora possui dispositivos que emitem sinais visuais, sonoros e vibratórios integrados e sempre que o botão for acionado por tempo inferior aos 3 segundos e o modo sonoro não estiver ativado, ele emite uma mensagem verbal indicando que o usuário deve pressionar o botão de acionamento por 3 segundos para ativação do modo sonoro. O equipamento também emite sinal visual de localização e sinal visual de demanda de cor azul.

A nova tecnologia, portanto, possibilita mais acessibilidade aos pedestres, especialmente às pessoas com deficiência visual que conseguem, através do som que é constantemente emitido pelo equipamento, chegar até o semáforo com mais autonomia, além de realizar a travessia com mais segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que