Prefeitura inaugura primeiro Ecoponto da cidade

O espaço poderá receber resíduos que são descartados incorretamente

Descartar incorretamente materiais como entulho, por exemplo, pode trazer inúmeros problemas à saúde da população e prejuízos ao meio ambiente. Poluição visual, contaminação da água, ar e solo, bem como a disseminação de pragas e insetos são os mais comuns. Para dar uma destinação correta a materiais como esse, a Prefeitura inaugurará, nesta quinta-feira (5), às 8h30, o primeiro Ecoponto do Município. O espaço fica na rua Israel Pinheiro, Santos Dumont, em frente ao nº 668.

         Também conhecido como Ponto de Entrega Voluntária (PEV), o Ecoponto poderá receber restos de materiais de construção civil, podas de árvore, móveis, madeira e recicláveis. A implantação foi feita por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). Segundo Arthur Campos, engenheiro do município responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos, “todos os pontos de descarte incorreto existentes na cidade já foram mapeados”.

A partir desse levantamento, foram definidas estrategicamente as 11 áreas onde deverão ser instalados os Ecopontos. “Cada ponto terá entre cinco e sete caçambas para acondicionar, de forma correta, o material recebido. Inicialmente, contamos com 40 caçambas para atender a demanda deste e dos demais Ecopontos, que serão implantados, gradativamente, de acordo com a disponibilidade do Município”, explica Arthur.

O segundo Ecoponto será construído no bairro Turmalina, e as obras já iniciaram. O foco das unidades é o atendimento a pequenos geradores de resíduos, como pessoas que estão fazendo reformas ou alguma mudança.

Como vai funcionar

         Serão aceitos até 1 metro cúbico de resíduos ao dia para cada pequeno gerador.  Os interessados em utilizar o serviço, que é gratuito, devem procurar previamente o Ecoponto e fazer um cadastro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para cada ponto estão previstos funcionários da Prefeitura que irão atuar no recebimento, controle de acesso, preservação e segurança, com a finalidade de garantir a efetiva triagem dos materiais dentro das caçambas.

         De acordo com Arthur Campos, os resíduos de construção civil recolhidos terão como destino uma área já licenciada de armazenamento transitório e triagem, onde deverão ser separados por qualidade. Os recicláveis serão destinados às associações que trabalham com esse material. Os que forem originados de madeira poderão ser triturados e transformados em cavacos para outras finalidades. “Com isso, esperamos também atrair para a cidade outros empreendimentos que desejam reciclar resíduos de construção civil triados com alto grau de pureza e capacidade de reutilização”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM