Prefeitura esclarece informações sobre vacinação contra a Covid-19

Desde o início da vacinação, a Prefeitura segue as determinações do Plano Nacional de Imunização

Em reunião realizada na sede do Ministério Público (MP), nessa sexta-feira (12), representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçaram o compromisso de continuar dando transparência às ações relacionadas ao combate à pandemia do coronavírus, inclusive realizando o processo de imunização de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Na oportunidade, a secretária de Saúde, Caroline Sangali, esclareceu que a vacinação contra a Covid-19 teve início em Valadares no dia 19 de janeiro, sempre adotando todos os critérios determinados pelo Ministério da Saúde no que diz respeito à ordem dos grupos prioritários que foram imunizados até o momento na cidade.

Na oportunidade, a SMS explanou que são considerados trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos, públicos e privados de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, compreendendo tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros). Ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

A vacina também poderá ser ofertada a acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Tal definição encontra-se estabelecida no Anexo 2 do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 estabelecido pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária, o processo de vacinação é gradativo e há prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde, que são respeitadas e seguidas pelo município. Até o momento, todos os vacinados na cidade estão de acordo com o Grupo 1 de prioridades do Ministério. “As doses que nos são enviadas pelo Governo do Estado, via Superintendência Regional de Saúde, já vêm destinadas com a quantidade para cada público-alvo. Ou seja, nós não podemos e não há possibilidade de privilegiar um grupo no lugar de outro”, finalizou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como