Prefeitura de Valadares lança programas de investimento em infraestrutura no município

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), divulgou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (25), o lançamento de dois programas de investimento em infraestrutura no município: Valadares 100% Pavimentada e Valadares Recupera Vias.

O objetivo dessas políticas públicas é recuperar a qualidade do asfalto nas principais ruas da cidade a longo prazo, atualizar as drenagens das vias e também alcançar o maior número de ruas pavimentadas, tanto na área urbana quanto nos distritos.   

“São programas que nós vamos investir em Governador Valadares no mínimo 25 a 30 milhões de reais por ano para a pavimentação, fora a recuperação de vias, fora tapa-buraco. Hoje o que nós fazemos é esse socorro, que nós chamamos de tapa-buraco, o que é horrível, no meu modo de ver, porque você faz um serviço que não é barato e que tá na cara que vai ter um retrabalho, não é definitivo”, informou o prefeito. 

De acordo com o prefeito, o município gasta por ano cerca de R$ 15 milhões em operações tapa-buraco

Segundo a Prefeitura, as obras de drenagem e pavimentação no bairro Santa Rita e as recuperações da pavimentação na rua Sinval Leite, no bairro Nova Vila Bretas, e na avenida Coqueiral, no Turmalina, já fazem parte desses programas de infraestrutura. 

“A recuperação de via não se confunde com a pavimentação. É um trabalho que nós vamos fazer em mais de 20 km, principalmente as vias que têm muito fluxo, ou seja, o centro da cidade, as vias principais de cada bairro, principalmente as linhas de ônibus”, explicou o prefeito sobre os programas. 

As obras na rua Silva Leite, no bairro Nova Vila Bretas, integram o programa Valadares Recupera Vias

O próximo bairro a ser contemplado no programa “Valadares 100% Pavimentada” é o Turmalina, onde 16 ruas serão pavimentadas. As obras também incluem serviço de drenagem, além de ampliação da infraestrutura das vias na região. O planejamento apresentado à imprensa detalha que o programa “Valadares Recupera Vias” terá como alvo a avenida JK, neste primeiro momento. 

“Depois da Sinval Leite, a JK, do trecho da BR-116 até o viaduto da rua Bahia, os dois lados, vai mudar aquilo ali por que é muito retrabalho que temos, e isso custa muito para a Prefeitura e para o SAAE, em torno de 15 milhões por ano com tapa-buraco”, explicou o prefeito.  

Ainda de acordo com o Executivo, a ideia é que o programa seja ampliado e se torne uma política pública municipal, e não somente um plano de governo. Sendo assim, Valadares 100% Pavimentada e Valadares Recupera Vias serão submetidos à apreciação da Câmara Municipal para tornar o programa lei e integrar obrigatoriamente o orçamento do Poder Executivo.   

Durante o evento de lançamento foram divulgadas informações dos estudos realizados pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e Planejamento. De acordo com as informações divulgadas, atualmente, em Valadares, 90 km de ruas não são pavimentadas, o que representa 330 ruas em 68 bairros da cidade. Já nos 13 distritos, somam cerca de 30km em 94 ruas sem pavimentação. 

Obras de pavimentação e drenagem na avenida Castelo Branco, no bairro Santa Rita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM