Prefeitura de Alvarenga faz alerta sobre febre maculosa

Cidade a 127 quilômetros de Valadares realiza trabalho de prevenção da doença que tem alta taxa de letalidade, segundo o coordenador da vigilância epidemiológica de Alvarenga

Na semana passada, duas pessoas morreram decorrentes da febre maculosa em Contagem, doença que é transmitida pelo carrapato estrela, contaminado pela bactéria riquétsia e atinge diversos órgãos do corpo. A Prefeitura de Alvarenga – cidade a 127 quilômetros de Valadares – resolveu fazer um trabalho de prevenção instalando placas com aviso sobre os perigos da doença, já que é neste período do ano que os carrapatos se proliferam.

O coordenador da vigilância epidemiológica de Alvarenga, Geraldo Felício Júnior, destaca que o trabalho no município é de prevenção e alerta, principalmente para as pessoas que frequentam alguns locais considerados possíveis territórios de carrapatos. “Estamos fazendo um trabalho educativo sobre a possibilidade do risco de transmissão da doença, que tem alta taxa de letalidade para os frequentadores de alguns locais. Pescadores, trabalhadores rurais e até turistas que usam represas para banho, esportes náuticos dentre outras situações. É um alerta mesmo sobre essa doença transmitida através da picada do carrapato estrela”, disse.

Carrapatos ficam em lugares que tenham sangue e é comum encontrá-los em pastos (foto: TV Leste)

Em Valadares, o último caso registrado da febre maculosa foi em 2019, mas a veterinária valadarense Mariana Franco falou sobre os perigos da doença, que ataca diversos órgãos do corpo e pode até matar se não houver tratamento adequado. “É bom ficar atento a alguns sintomas como febre alta, palma da mão e sola do pé avermelhada, que são sintomas não tão específicos, mas que juntando ao que aconteceu antes, é importante olhar. Tem tratamento sim e o quanto antes tratar, melhor. A orientação é verificar. A bactéria é inoculada na pessoa de quatro a seis horas, quando o carrapato está grudado. Se até antes disso, retirar o carrapato de forma correta com uma pinça e desinfetar depois o local”.

Na edição do Balanço Geral da TV Leste de ontem (26), foi destacado esse trabalho de prevenção da febre maculosa em Alvarenga.

vídeo TV Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM