Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em Valadares na operação Lesa Pátria

FOTO: Divulgação/Polícia Federal

GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal (PF) realizou mais uma fase da Operação Lesa Pátria, nessa terça-feira (5). O objetivo é identificar pessoas que financiaram e fomentaram a invasão ao Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a operação, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Valadares.

A invasão aconteceu em 8 de janeiro deste ano e causou danos aos imóveis, móveis e objetos daquelas instituições. Assim a Polícia Federal cumpriu 26 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais. Desses, 20 são em Belo Horizonte, três em Uberlândia, um em Uberaba, um em Valadares e um em Varginha.

Segundo a PF, o STF expediu ainda 53 mandados de busca e apreensão.

Além disso O STF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. De acordo com a investigação, os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar a R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem especialmente protegido.

Ainda segundo a PF, as investigações continuam em curso. A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Cumprimento dos mandados

De acordo com o STF, Minas Gerais foi o estado com mais mandados expedidos, sendo 26. Em sequência, vem São Paulo, com 12; Paraná, 6; Santa Catarina, 3; Mato Grosso do Sul, 2; Tocantins, 2; e Ceará, 2.

Até esta terça-feira (5), a PF cumpriu 78 mandados de prisão, 277 mandados de busca e apreensão e instaurou 17 inquéritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM