GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Contrabando de Almas e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Governador Valadares, um em Nova Lima e outro em Ibirité. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de promoção de migração ilegal com destino aos Estados Unidos e também resultou no sequestro de até R$ 10 milhões em bens e valores dos investigados.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava no agenciamento de brasileiros para rotas clandestinas que passavam pela América Central e pelo México. Além disso, a PF aponta que a organização teria recrutado pelo menos 130 pessoas e emitido dezenas de passagens aéreas para viabilizar o deslocamento até os países de trânsito.
As apurações também identificaram registros de deportações de parte dos agenciados, o que reforçou as suspeitas e levou ao aprofundamento das diligências. A partir dessas informações, a Justiça Federal autorizou as medidas cautelares e o avanço da operação.

Por fim, a Polícia Federal informou que os investigados poderão responder pelo crime de promoção de migração ilegal, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão, além de multa. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e detalhar a atuação da organização criminosa.


















