Petrocity quer avançar obras e concluir terminal ferroviário em Valadares até o final de 2025

Conforme o cronograma das obras, Valadares vai integrar um dos corredores intermodais mais promissores do país, através das unidades de transbordo (Utacs)

Após a assinatura do Ministério da Infraestrutura para a ordem de serviço da construção do Mega porto da Petrocity, em São Mateus, no norte do Espírito Santo, a PetroCity Portos S/A deu passos importantes para o início dos trabalhos. O projeto prevê o investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões no porto e ferrovia. A primeira parte do projeto é a construção das Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Utac).

Governador Valadares será uma das cinco cidades em que serão construídas as Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (Utacs), as quais fazem parte da Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo (EFMES). A nova linha férrea vai ligar Sete Lagoas ao Centro Portuário São Mateus (CPSM), no Espírito Santo.

Como estão as obras

Procurado pela reportagem do DRD, José Roberto Barbosa da Silva, presidente da Petrocity, respondeu por telefone, que o avanço das obras depende agora da aprovação da PL 261, que se encontra no Senado. “Olha só, nós estamos avançando, apesar da pandemia que afetou todo mundo, nós já conseguimos assinar o contrato de adesão para construção do porto. Isso é um importante passo para nós. Estamos dependendo do PL 261, que está para ser pautado na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. Assim que for aprovado pela comissão, ela imediatamente segue para a comissão de Constituição e Justiça do Senado, passando por lá vai para a Câmara. Se for aprovar nas duas casas, nós estaríamos bem adiante para a construção da ferrovia. Estamos bem otimistas”, afirmou Roberto.

Segundo Roberto, Valadares será comtemplada com a obra, assim como as demais cidades dentro do corredor ferroviário, Minas a Espírito Santo. “Já temos o decreto de utilidade pública aí, transformado toda essa região em área portuária. Portanto a nossa previsão é de em 2025 chegar com as obras em Valadares, e em 2027 concluir em Sete Lagoas”, disse.

Roberto também falou sobre a importância de se duplicar a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até chegar em Vitória (ES).

“Nós temos interesse também que a BR-381 seja duplicada não só até Governador Valadares mas até em São Mateus. Isso irá contemplar ainda mais a região. Já enviamos esse documento até o Ministério e em breve esse assunto vai ser debatido com os deputados federais de Valadares” .

José Roberto Barbosa da Silva, presidente da Petrocity

A unidade de transbordo de Governador Valadares está orçada em R$ 56 milhões e vai ocupar uma área de 200 mil metros quadrados, com contrapartida do município. Além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura (saneamento) na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra para oferta de empregos.

Sobre a Petrocity

Criada em 2013, a PetroCity Portos S/A é uma empresa fundada por um grupo de executivos com ampla experiência no setor logístico e financeiro que conta com a participação de acionistas do Brasil e exterior.

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