[the_ad id="288653"]

Parceria entre clubes é um bom meio para o avanço do futebol?

Coritiba e Norwich são exemplos de como times de grande história podem cooperar para seguir crescendo no esporte

A recente parceria anunciada entre o Coritiba e o Norwich (ING) animou vários torcedores do “Coxa”. De acordo com a nota divulgada pelo clube brasileiro, a colaboração entre as duas equipes não será dedicada somente à área de futebol das instituições, mas também às áreas de comunicação e marketing. Essa novidade destaca a pergunta: a parceria entre clubes é um bom meio para o avanço do futebol?

Antes de tudo, é preciso perceber que o cenário do futebol muda de acordo com o contexto de cada clube e país. Muito se discute, por exemplo, sobre os calendários esportivos das competições brasileiras e internacionais. Além disso, as maiores equipes do futebol europeu costumam ter acesso a mais recursos e a equipamentos mais avançados.

Dessa forma, a possibilidade de que equipes brasileiras possam ter contato com o dia a dia dos clubes internacionais e com suas experiências pode ser um fator que eleva a qualidade do futebol nacional, desde as categorias de base até os times principais. O impacto também poderá ser sentido na gestão dos clubes, como esclarece o presidente do Coritiba, Juarez Moraes, na nota divulgada:

“Essa parceria enriquece o futebol e eleva os nossos padrões de gestão. Ambas as equipes colherão frutos desse projeto. Estamos muito entusiasmados com o início do trabalho, que, com certeza, agregará em conhecimento e inúmeras vivências de forma global, refletindo em todos que estão ligados aos times, como atletas, colaboradores e torcida”.

O impacto também poderá ser sentido de maneira positiva pelos times internacionais que participarem dessas iniciativas. Afinal, não devemos esquecer que o Brasil é o País do Futebol e o maior campeão de todos os tempos da Copa do Mundo. Também somos o berço de grande parcela dos maiores atletas da história do esporte e contamos com algumas das competições mais disputadas do mundo.

Por fim, é válido ressaltar que qualquer troca de experiências costuma trazer consigo um potencial de evolução entre ambas as partes. Assim, uma aproximação maior entre as instituições que compõem o esporte deve servir para ajudar a impulsioná-lo.

Coritiba no Mundo Digital

Além de investir em parcerias internacionais, o Coritiba também tem se aproximado do mercado digital e se prepara para o lançamento do seu fan token oficial na plataforma da corretora Bitci Brasil.

O Fan Token é um ativo digital capaz de entregar diferentes tipos de benefícios aos seus portadores em relação à marca que representa, como direito a voto ou participação em ações de marketing dos clubes e seleções.

Outra instituição de peso que investiu no mercado de fan tokens é a Seleção Brasileira. Os tokens utilitários da “Amarelinha” logo chegarão à plataforma da Bitci Brasil.

Sobre a Bitci

Fundada na Turquia, em 2018, a Bitci é uma plataforma de negociação de ativos digitais – Bitcoin, Ethereum e Criptomoedas -, que garantem segurança e rapidez aos usuários durante o processo de transação.

A plataforma realiza cerca 1,2 bilhão de transações diárias e atua fornecendo soluções para o mercado, produzindo tokens para as marcas e clubes com a BitciChain.

A BitciChain, primeira rede blockchain integrada à bolsa de valores e plataforma de pagamento da Turquia, está sendo desenvolvida pela Bitci Teknoloji. A BitciChain é otimizada para fornecer a empresas e instituições a melhor adoção de blockchain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM