WhatsApp-2.png

Núcleo de Voluntariado incentiva apadrinhamentos no Programa Caminhos

Iniciativa potencializa a cooperação social

O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (NV/TJMG), presidido pela desembargadora Maria Luíza de Marilac, iniciou uma campanha com o objetivo de potencializar o número de apadrinhamentos do Programa Caminhos. A iniciativa, pela qual o NV/TJMG é um dos responsáveis, busca a inclusão social de pessoas em vulnerabilidade social.

O Programa Caminhos foi criado em 2021 e oficializado por meio de um acordo de cooperação técnica entre importantes órgãos públicos, com a adesão de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada. Os interessados em atuar como voluntários ou apadrinhados devem preencher este formulário.

O Caminhos busca a inclusão socioeconômica de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. As pessoas atendidas passam por um percurso multidisciplinar (como o acompanhamento psicossocial e pedagógico e formações para o desenvolvimento pessoal e profissional). Elas trilham tal percurso de abril a setembro, com o objetivo de experimentar uma convivência social saudável, gerando novas experiências e conexões.

Os padrinhos/madrinhas fazem parte de uma rede de apoio para todas as pessoas que são acompanhadas, incentivando-as e motivando-as durante o percurso.

A desembargadora Maria Luíza de Marilac destaca que o objetivo do Núcleo de Voluntariado do TJMG é contribuir para a consolidação da Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais, promover a disseminação da cultura do voluntariado no Judiciário mineiro e coordenar as práticas de voluntariado no TJMG.

A desembargadora ressalta que, alinhado a um pensamento humanitário, “que tem crescido entre as nações de todo o mundo”, o voluntariado e as questões a ele relacionadas passaram a fazer parte da pauta de governança do TJMG. “A estrutura do núcleo foi concebida a partir do conceito de que a incorporação da cultura do voluntariado beneficia o conjunto da sociedade e aumenta a confiança, a solidariedade, o pertencimento e a reciprocidade entre servidores e jurisdicionados”, disse.

Programa Caminhos

Na primeira fase do programa, de outubro de 2021 a setembro de 2022, estão sendo acompanhadas 20 pessoas com trajetória de vida nas ruas e egressos do sistema prisional.

Para a efetiva reinserção social, o Programa Caminhos promove um percurso multidisciplinar de acompanhamento e formação, que tem como finalidade o acesso ao mercado de trabalho e a autonomia para a geração de renda.

O Programa Caminhos é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS).

O programa tem o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e do Sindiextra, e o apoio da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

Fonte: Tribunal da Justiça do Estado de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM