Nova placa do Mercosul traz facilidades para valadarenses que tiveram o veículo clonado

Conheça outras vantagens e saiba quem já precisa aderir ao novo modelo

De acordo com o delegado Marcos de Alencar Miranda, responsável pela Delegacia de Trânsito de Governador Valadares, o município teve mais de 300 casos de veículos clonados, até o ano passado. Os motoristas que passam por esse problema, já podem procurar o Detran e solicitar a mudança para a nova placa. Dessa forma, o registro clonado será anulado, portanto, o proprietário não terá mais problemas com as notificações de multas e infrações geradas pelo clone.

Antes, ao receber uma queixa de um proprietário sobre débitos indevidos, a polícia precisava conduzir uma investigação, que dependia de dados do Detran da região, onde a multa havia sido expedida — um processo demorado e bem mais complicado. De acordo com a Polícia Civil, essa é só uma das várias vantagens trazidas pela nova placa.

Obrigatoriedade da nova placa

A placa veicular no padrão Mercosul é obrigatória, para novos registros, em Minas Gerais, desde segunda-feira (17), quando foi instituída a portaria do Detran de número 49. A obrigatoriedade é válida para:

  • Veículos novos
  • Veículos que tiveram as placas danificadas ou tiveram os selos rompidos/danificados
  • Veículos que tiveram as placas furtadas, roubadas ou extraviadas
  • Veículos transferidos de cidade
  • Veículos que mudaram de propriedade

A troca voluntária ainda não é possível. No entanto, o Detran está instalando o sistema e estima-se que a troca poderá ser feita por qualquer pessoa, a partir de abril.

Vale ressaltar que a troca deve ser feita por um estabelecimento credenciado — a lista pode ser conferida no site do Detran.

O que mudou?

A placa cinza deu lugar ao modelo azul, que, agora, ao invés do nome do município e estado de origem do veículo, exibe apenas o nome do país. Com isso, as tarjetas e os lacres deixaram de existir.

Além disso, a principal mudança é a inclusão de um QR code na placa – um código bidimensional integrado a um sistema de leitura, que permite à polícia acessar todas as informações sobre o veículo, de imediato. Esse código traz mais segurança para o motorista, e mais praticidade para a polícia.

Confira a fala do delegado Marcos de Alencar Miranda, responsável pela Delegacia de Trânsito de Governador Valadares:

Vídeo: Divulgação do Comando Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM