No Dia Mundial da Saúde, Araçuaí promove ações para pacientes portadores de transtornos mentais

Nessa quinta-feira (7) foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Assim como diversas cidades mineiras, o município de Araçuaí não deixou a data passar em branco e ainda selecionou um grupo bem especial para receber muito carinho e cuidados. As instituições IFNMG, Unopar, Academia A+Fitness e Igreja Presbiteriana se juntaram em uma série de atividades voltadas a pacientes portadores de transtornos mentais e seus familiares.

Na ocasião, profissionais da Saúde e da Educação Física realizaram atividades interativas com os pacientes. | FOTO: Divulgação

De acordo com as instituições envolvidas, a ação teve o propósito de estimular a atividade física a pessoas que têm transtornos psíquicos, por meio de ações conjuntas com os graduandos e profissionais de Educação Física da Universidade Unopar. Estes ministraram aulas de atividade física, com o apoio dos alunos do IFNMG do projeto extensão.

Além disso, a iniciativa abraçou a missão de levar a autoestima, a motivação e o bem-estar dos pacientes. Dessa forma, os organizadores acreditam que a melhoria na qualidade de vida desse público será apenas uma consequência de tais atividades. Dentre as principais vantagens apontadas pelos profissionais está a inserção social. Pois, de acordo com as instituições, o incentivo à interação abre possibilidades para o acesso desses pacientes a atividades de esporte e lazer.

Ainda segundo as instituições, as atividades funcionam como verdadeiras “terapias corporais, oportunizando que o paciente dos Centros de Convivência vivencie de forma lúdica sua expressividade corporal, sendo utilizado o corpo como a própria atividade física, reconhecendo suas limitações, desbloqueio de certas resistências, bem-estar e relaxamento”.

Profissionais acreditam que atividades podem melhorar a vida dos pacientes em todos os âmbitos. | FOTO: Divulgação

Na programação de ontem, estiveram 26 pacientes e 11 familiares. A equipe que assistiu o público reforça sobre a importância de todos estarem atentos à saúde mental, já que todas as pessoas estão sujeitas a algum sofrimento psíquico – como nos casos de ansiedade e depressão – bem como doenças do corpo físico.

“Sabe-se que todas as pessoas estão sujeitas a algum sofrimento, ansiedade, euforia, tristeza, alegria e os vários nuances da saúde mental. Hoje buscamos integrar os usuários a um ambiente social e cultural de forma lúdica e acolhedora, onde se desenvolve a vida cotidiana junto a seus familiares, que receberam a atenção psicossocial. Com as mais diversas atividades, prevenimos as doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, melhora do condicionamento muscular e também cardiorrespiratório”, destacou a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM