WhatsApp-2.png

Município terá nova forma de recebimento de recursos federais para a atenção básica

Para manter o envio dos recursos para a atenção básica é preciso que toda a população esteja cadastrada

Desde novembro do ano passado o Ministério da Saúde (MS) está implantando uma nova forma de distribuir recursos aos municípios para aumentar ainda mais a rede de atendimento SUS para os brasileiros. É o “Programa Previne Brasil”, uma nova forma de financiamento da atenção básica em saúde.

Antes, o ministério enviava aos municípios um valor fixo por pessoa ao ano e agora será outro, mediante cadastro. Assim, para que os serviços em saúde no município para cuidados básicos sejam mantidos, é necessário que toda a população residente na cidade esteja cadastrada, inclusive pessoas que tenham plano de saúde particular.

O cadastramento é muito simples e vai ser da seguinte forma: por meio das visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde (ACS) ou quando a pessoa for a uma unidade de saúde para consulta, vacinar, retirar alguma medicação, entre outras ações. É necessário ter em mãos documento de identidade, CPF e cartão SUS.

As mudanças seguem determinações do Ministério da Saúde (MS) para o custeio de ações e programas de prevenção, promoção e tratamento em saúde no município para cada cidadão.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ontem e hoje, 20 e 21 de fevereiro, no auditório da Unipac, uma capacitação para médicos, dentistas, enfermeiros e equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), com o objetivo de informar esses profissionais sobre o processo de trabalho de agora em diante.

De acordo com Lorena Soares Nunes Coelho, coordenadora da Atenção Básica, é preciso uma mobilização de todos os profissionais para conseguir cadastrar toda a população e evitar perdas financeiras desses repasses.

“No cenário de Governador Valadares contamos hoje com aproximadamente 184 mil usuários cadastrados, somando zona urbana e rural. No entanto, precisamos de mais. Temos de cadastrar mais 95 mil pessoas até o dia 30 de abril, por isso é muito importante o envolvimento de todos”, enfatizou.

Vale ressaltar que essa reestruturação tem como ponto principal melhorar o atendimento aos usuários do SUS e, quando necessário, oferecer o acompanhamento adequado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM