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MTur discute políticas públicas com gestores de Minas Gerais

Em videoconferência do PRT+Integrado, as Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) de todo o estado puderam esclarecer dúvidas sobre ações estratégicas da Pasta

Na última segunda-feira (05.09), 47 interlocutores de Instâncias de Governança Regionais (IGR’s) do estado de Minas Gerais puderam tirar dúvidas e falar sobre as políticas públicas de turismo. O encontro atendeu a uma demanda dos gestores estaduais e aconteceu por videoconferência com representantes da Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico (CGDTUR), por meio do programa PRT+Integrado.

O objetivo da reunião online foi aprimorar a comunicação, a interlocução e a troca de experiências entre os gestores e os profissionais do setor, bem como o incentivo à participação do terceiro setor para o desenvolvimento do turismo dos municípios e regiões turísticas do estado.

Na ocasião, os técnicos do ministério apresentaram vários programas e ações federais, que podem ser acessados pelos gestores. Na pauta, escolhida por eles, foram esclarecidos pontos sobre regionalização; Cadastur; Mapa do Turismo Brasileiro; mobilidade e conectividade; aproveitamento turístico e domínio público e produtos turísticos.

Os interlocutores que participaram da reunião atuam no desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo e fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. Eles têm papel fundamental na implementação da estratégia.

SOBRE O PRT – O Programa de Regionalização do Turismo (PRT), lançado em 2004, resulta de um processo de planejamento descentralizado e compartilhado, proporcionando a criação de um permanente canal de interlocução e de acompanhamento da realidade do setor no país.

O diálogo ocorre junto às IGR’s, colegiados organizados no âmbito das regiões turísticas, congregando representações dos poderes público, privado e da sociedade civil organizada.

Entre os eixos de ação do Programa estão a gestão descentralizada do turismo, planejamento e posicionamento de mercado; a qualificação profissional, de serviços e da produção associada; a infraestrutura turística; a informação ao turista, promoção e apoio à comercialização; e o monitoramento. Por Paula Rosa/Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

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