[the_ad id="288653"]

Mineiros vencem Olimpíada de Agropecuária

ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, ASCOM
SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

As duas equipes de Minas Gerais fizeram bonito na final da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada em Jundiaí (SP), no último fim de semana. Os alunos do curso Técnico de Agronegócio, da Rede e-Tec, conquistaram as medalhas de ouro e bronze, que também foi concedida às equipes que obtiveram a terceira, quarta e quinta colocação. A turma do polo Barbacena, composta por Carolaine Rodrigues, Danielle Resende e Geovani Carvalho, garantiu o primeiro lugar. Já a equipe de Corinto, formada por André Carneiro, Kenia Saldanha e Vinicius dos Santos, alcançaram o quarto lugar.

A 11ª Olimpíada reuniu estudantes de 15 estados do Brasil e também contou com a participação de Instituições de Ensino Superior (IES) da Argentina, Uruguai e Paraguai.  A primeira fase foi virtual e teve 3.100 inscritos, o maior número de todas as edições. Desses, 236 foram para final presencial, em Jundiaí, onde fizeram provas teóricas individuais e três provas práticas em grupo. Na modalidade seguinte, em que os jovens mineiros foram vencedores, as provas práticas foram de inseminação artificial, adubação e calda bordalesa, um fungicida utilizado na agroecologia.

Geovani Carvalho, do polo de Barbacena, um dos vencedores da medalha de ouro, ganhou experiência e confiança. “Além de poder viajar, praticamos o conhecimento adquirido ao longo do curso. Fomos muito bem-preparados pelo Senar e pelo nosso orientador Kelsen Nether. Essa experiência também é valiosa para enfrentarmos o mercado de trabalho, que é tão competitivo. Tudo isso nos mostrou que somos capazes e podemos sair na frente! Disputamos com as melhores instituições de ensino do agro e conseguimos nos sobressair!”.

Vinícius dos Santos, do polo de Corinto, conta que vários fatores se somaram para a conquista da medalha de bronze, entre eles, os apoios dos Sindicatos de Produtores Rurais de Corinto e Curvelo, a atenção do orientador Kelsen e a força de vontade da equipe. Ele também saiu da competição motivado. “As aulas práticas me despertaram muito interesse, principalmente, a de inseminação. As provas nos mostraram como o agronegócio é amplo e pode ser trabalhado de diversas formas. Fiquei tão apaixonado pelo evento que já entrei no site da OBAP e já estou montando um cronograma para me preparar para o campeonato do ano que vem”.

Para a gerente de Educação Formal do Sistema Faemg, Tércia Almeida, foi uma excelente oportunidade para promover conhecimento, vivências e trocas de experiências entre os participantes em uma competição de alto nível. “O Sistema Faemg celebra a vitória dos alunos do curso Técnico em Agronegócio, dos polos de ensino do SPR de Barbacena e SPR de Corinto na 11ª OBAP, reafirmando o compromisso de fortalecimento do agronegócio, preparando e formando os futuros sucessores do meio rural. Nosso reconhecimento aos alunos, tutores e à equipe da Formação Técnica e Tecnológica – DIC CNA/SENAR”.

Sistema Faemg na Olimpíada

Foram montadas 15 equipes, nominalmente dos Polos de Ensino do Sistema Faemg em Barbacena (5), Corinto (3), Oliveira (2), Caxambu (1), Guarani (1), Manhuaçu (1) e Viçosa (2), todas do curso Técnico em Agronegócio, orientadas pelos tutores presenciais da Formação Técnica, Kelsen Nether, Patrícia Sad e Vilma Matias.

11ª OBAP

O evento foi promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a ETEC Benedito Storani, Centro Paula Souza, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura Municipal de Jundiaí e contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM