[the_ad id="288653"]

Minas quer concluir vacinação de adultos com primeira dose contra covid-19 ainda neste mês

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) pretende atingir ainda neste mês a meta de imunizar 100% dos adultos acima de 18 anos com a aplicação da vacina contra covid-19. Até agora, o índice de cobertura chega a 84,96%. Pelo menos 342 cidades informaram a conclusão da vacinação da população adulta com a D1, incluindo Belo Horizonte e outras sete cidades na Região Metropolitana: Confins, Contagem, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

As informações foram repassadas na manhã de ontem (13) pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, que se reuniu com prefeitos na Região Metropolitana de Belo Horizonte a convite da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), cujos representantes também participaram do evento. O objetivo da reunião foi atualizar os gestores sobre as ações que estão sendo realizadas pelo Estado.

“Vemos que em Minas Gerais está desacelerando a quantidade de óbitos. Era comum termos muitos óbitos acima de 100. Estamos mantendo sempre abaixo. Nas últimas 24 horas foram confirmadas 70 mortes por covid-19. A média está cada vez menor”, afirmou o secretário. 

Minas Gerais tem a menor taxa de mortalidade por covid-19 entre os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, locais com o perfil demográfico e epidemiológico mais parecido com o de Minas. “Estes dados mostram que estamos enfrentando bem a pandemia, obviamente com as ações dos municípios. O cenário do Estado é quase uma fotografia da Região Central”, enfatizou.

Projeção sobre a imunização do público de 18 anos acima foi feita pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti (foto: Fábio Marchetto)

Baccheretti apontou que os municípios em Minas, de uma forma geral, estão acatando as orientações do Ministério da Saúde e da SES, respeitando as notas técnicas ao não usar a segunda dose como primeira, o que evita a falta do imunizante como está ocorrendo em outros estados.

Durante o evento, o secretário reforçou junto aos gestores as orientações previstas na deliberação da CIB-SUS/MG nº 3.508, publicada no dia 3 de setembro de 2021, que orienta os municípios sobre a aplicação da terceira dose e imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. As cidades que tenham disponibilidade de doses remanescentes da vacina Pfizer e que já concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão avançar para esta nova etapa da campanha.

*Com informações da Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM