[the_ad id="288653"]

Minas Gerais bate recorde de geração solar fotovoltaica em 2023

Minas Gerais bate recorde de geração solar fotovoltaica em 2023
FOTO: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

BELO HORIZONTE – Minas Gerais alcançou um marco histórico em 2023, com a marca de 7,15 GW de geração solar fotovoltaica em operação. O Estado é líder nacional no setor, com 18% da matriz energética mineira correspondendo à geração solar. Os números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Somente neste ano, houve um incremento de 2,6 GW de energia solar operacional em Minas. O maior entre todas as unidades federativas. O avanço em 57,14% manteve Minas Gerais em primeiro lugar no ranking de crescimento na geração solar fotovoltaica.

A geração centralizada solar em Minas registrou 3,81 GW de potência fiscalizada, enquanto a distribuída foi de 3,34 GW de potência instalada. A soma destes resultados leva o Estado a mais um recorde na energia fotovoltaica.

Avaliação do Governo de Minas

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, destaca que o contínuo crescimento do Estado em energia solar resulta, principalmente, da política de incentivo à atração de investimentos do Governo de Minas. Além disso, evidencia a importante posição do Estado como referência nacional no setor.

“O Governo do Estado, por meio da Sede e sua Diretoria de Energia, tem criado e impulsionado, portanto, iniciativas que visam incentivar a vinda de novos investimentos relacionados à geração de energia renovável. E a manutenção do pioneirismo com trabalho constante, evidenciado pelo crescimento exponencial. Sobretudo em um contexto de busca pela manutenção do equilíbrio ambiental e de corrida para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa. Além de ratificar o compromisso do estado com a descarbonização da matriz energética e como líder do processo de transição energética no país”, afirma.

Protagonismo em energia limpa

A energia solar centralizada em Minas Gerais corresponde a mais da metade da capacidade instalada total da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – a maior usina hidrelétrica do Brasil e a quarta do mundo. E é capaz de atender mais de 2 milhões e 400 mil casas, em um consumo médio de 300 kw por residência.

Esses resultados demonstram o protagonismo de Minas Gerais em relação à energia solar. E o compromisso do Governo do Estado com a geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis. A participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio da Diretoria de Energia e do Programa Sol de Minas, tem sido essencial para a manutenção da vanguarda mineira no setor.

“Minas Gerais é o estado que mais investe em energia solar fotovoltaica no Brasil. Isso é fruto de um trabalho conjunto do Governo do Estado, de empresas e de instituições. Estamos trabalhando para que Minas Gerais continue sendo referência nacional na geração de energia limpa”, afirma o coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica em Minas (Absolar), Bruno Catta Preta.

Cenário energético

De janeiro a novembro deste ano, 1.816 MW de geração solar centralizada entraram em operação em Minas Gerais nos municípios de Jaíba, Janaúba, Pirapora, Araxá, Varginha e Várzea da Palma. Ao mesmo tempo, 773 MW de geração distribuída entraram em operação em todo o Estado.

Em Minas, 100% dos municípios possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica, no campo da geração centralizada mais 879 empreendimentos estão em fase de construção ou com construção não iniciada. Sendo 852 de geração solar fotovoltaica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM