[the_ad id="288653"]

Mercado Municipal e Praça Aurita Machado recebem ação da operação “Rua Não é Lar”

Mercado Municipal e Praça Aurita Machado recebem ação da operação “Rua Não é Lar”
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES- A Prefeitura de Valadares deu continuidade nesta quinta-feira (10) à operação “Rua Não é Lar”, com novas ações de acolhimento e organização dos espaços públicos. Desta vez, os esforços se concentraram na região do Mercado Municipal e da Praça Aurita Machado, dois pontos de grande circulação no Centro da cidade.

As equipes da força-tarefa, compostas por assistentes sociais, médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes de trânsito, fiscais de postura e servidores da limpeza urbana, realizaram abordagens sociais a pessoas em situação de rua que estavam nos locais. O trabalho segue coordenado pelo prefeito Coronel Sandro (PL), com o apoio do secretariado municipal e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“O trabalho será permanente e ininterrupto, até que consigamos que todas as pessoas superem a condição indigna de estarem nas ruas”, afirmou o prefeito.

Durante as ações, as pessoas abordadas que aceitaram espontaneamente receber assistência foram encaminhadas ao Serviço de Acolhimento da cidade, onde têm acesso a abrigo para o pernoite, alimentação, atendimento médico e odontológico. Casos mais graves de dependência química, por exemplo, podem ser encaminhados para internação, com a devida avaliação do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Um diferencial da operação é o cuidado também com os animais de estimação que acompanham as pessoas em situação de rua. Uma ONG parceira da Prefeitura está atuando para garantir a guarda responsável dos pets, com suporte veterinário, enquanto os tutores recebem o acolhimento necessário.

Outro ponto da ação é o cumprimento do Código de Posturas do Município. Objetos e estruturas deixadas nas praças e calçadas, como barracas, móveis improvisados e entulhos, estão sendo recolhidos e encaminhados a um depósito da Secretaria de Obras. Os itens permanecem disponíveis para retirada pelos donos.

“Os locais que estão sendo desobstruídos serão mantidos a fiscalização e a manutenção da limpeza”, informou Coronel Sandro.

A operação também tem caráter informativo. Está sendo realizado um levantamento detalhado sobre as pessoas em situação de rua no município, incluindo identificação, cidade de origem e principais demandas. Essas informações vão compor um novo banco de dados para fins censitários e de planejamento de políticas públicas.

Desde que foi iniciada, na terça-feira (8), a operação “Rua Não é Lar” tem atuado de forma articulada com outras ações da Prefeitura, como os preparativos para a Iluminação de Páscoa nas praças públicas. A primeira intervenção foi realizada na Praça da Estação, considerada um dos pontos mais simbólicos da cidade.

A proposta da administração municipal é continuar com o trabalho em outras regiões. As próximas etapas devem acontecer nas praças dos Pioneiros e da Serra Lima. A Prefeitura reforça que o objetivo da ação é proporcionar acolhimento digno, garantir a segurança da população e preservar o bom uso dos espaços públicos. O trabalho, segundo a gestão municipal, será contínuo e sem prazo para terminar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM