Maratona de Inovação apresenta soluções em segurança alimentar

A iniciativa é do Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem) e cursos de graduação da Univale, com apoio da Prefeitura

Entre os dias 13 e 15 de julho, estudantes, egressos e docentes dos cursos de Agronegócio, Agronomia e Medicina Veterinária da Univale participaram do Inovação Agrovet, uma maratona para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

A competição, que aconteceu on-line por conta da pandemia, teve como temática a “segurança alimentar no consumo de carne” e contou com a apresentação de nove soluções, e 47 participantes. Todas as equipes receberam suporte de dez mentores, em áreas relacionadas a negócios, agronegócio e tecnologia, e apresentaram as suas propostas a uma banca de três jurados, dentre eles o secretário municipal de Desenvolvimento, professor Hílton Manoel.

O secretário comentou sobre a iniciativa, que busca o fomento de soluções e inovação. “Estamos fomentando eventos em parceria nessa linha, da mobilização dentro das universidades para formação de uma cultura de inovação, da busca por soluções inovadoras para as demandas da região”. Além dele, uma especialista do Natural Resources Institute Finland, Márcia Franco, e o produtor da Brahman Ic, Isaac Cohen Persiano, compuseram a banca de jurados.

O prefeito André Merlo (PSDB) destaca a importância do evento e a promoção da articulação para o desenvolvimento do Município. “A convergência entre universidades, mercado e entidades públicas amplia, de forma qualificada, a geração de empregos e de empreendimentos intensivos em conhecimento e tecnologia”, comenta.

Os participantes foram contemplados com a apresentação de quatro palestras ao longo do evento, sendo elas: Pedro Lopes, do Instituto Mineiro de Agropecuária, abordando a segurança alimentar de produtos; Igor Torrente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, sobre inovação em processos, produtos e serviços; Juliana Goulart, da Universidade Federal de Juiz de Fora-Campus GV, tratando de mapa de empatia; e Lays Oliveira, do Sebrae, com a explanação sobre pitchs.

Para a professora Rossana Cristina, colaboradora do Nuvem, o Inovação Agrovet traz a oportunidade de desenvolvimento de projetos focados em quem realmente vivencia o problema. “O evento reúne alunos e professores para pensarem em soluções, adotando novas metodologias e ferramentas, para demandas do mercado. É um momento de aprendizado, de networking e de possibilidades, inclusive, de atuação em suas respectivas áreas de conhecimento”, diz.

A professora Imirene Lodi, colaboradora do Nuvem, reforça que “foi uma experiência ímpar acompanhar o envolvimento de estudantes e professores na resolução de uma situação-problema real, aplicando metodologias de trabalho que estimulam a criatividade e a inovação”.

Confira os integrantes dos grupos premiados:


1º lugar: Ádames Coelho Assunção (docente), Cristopher Costa, Antônio Carlos Arruda de Souza Júnior, Patricia Fernandes e Clever Chaves.

2º lugar: Janaina Gonçalves Gomes (docente), Karla Eduarda de Oliveira, Jean Carlos Rodrigues Martins, Poliana Lopes Siqueira, Mariana Aparecida Felício de Araujo e Jessica Nayara de Souza.

3º Lugar: Luana da Silva Batista (docente), Tainá de Paula Gomes, Rogger Ferreira Ferraz de Andrade e Ana Karolina Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM