[the_ad id="288653"]

Manifestantes realizam protesto em Cambridge contra aumento do “ódio a imigrantes da Ásia”

Mais de cem pessoas se reuniram na Harvard Square T, em Cambridge (Massachusetts), no sábado (27), para protestar contra o aumento dos crimes de ódio contra asiáticos e ásio-americanos. De alunos do ensino fundamental a idosos, pessoas de todas as raças e estilos de vida se uniram, seguraram cartazes e fizeram discursos para “acabar com o ódio asiático”.

Muitos manifestantes viram os assassinatos de seis mulheres ásio-americanas, em Atlanta, na semana passada, como um “ponto de explosão” na tendência do aumento da violência contra pessoas originárias da Ásia. Embora a taxa geral tenha diminuído nos Estados Unidos no ano passado, os crimes de ódio contra os americanos de origem asiática dispararam, de acordo com Lily Shen, da recém-formada Associação Chinesa-Americana de Cambridge, que organizou o evento com parceiros do University Forum, Woodenfish Foundation e Boston Asian Moto Club.

Em Cambridge e Somerville houve pelo menos 16 registros de abuso físico e verbal relatados pela comunidade ásio-americana desde a primavera de 2020, de acordo com IAmNotAVirus.net, uma plataforma criada pelos estudantes de graduação de Harvard Boram Lee e Ja Young Choi. Em Boston, o número de crimes de ódio contra os americanos de origem asiática aumentou 150%, de acordo com a NBC News.

Jiaxuan Tong, analista de dados que trabalha em Cambridge, foi um dos principais organizadores do manifesto de sábado. “Temos a obrigação de organizar este evento para dar à nossa comunidade uma chance de se manifestar, mas também para que nossa comunidade saiba que existimos e o que suportamos no ano passado”, disse.

O CAAC teve apenas uma semana para organizar o evento, de acordo com Tong, dando crédito a outras organizações ásio-americanas e também à Prefeitura de Cambridge pelo apoio. “A cidade de Cambridge é muito ativa sobre isso. Tudo o que pedimos, eles respondem imediatamente”, acrescentou. (Fonte: Brazilian Times).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM