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Liberação de licença ambiental avança, mas sem data para o início da duplicação da Ponte do São Raimundo

Liberação de licença ambiental avança, mas sem data para o início da duplicação da Ponte do São Raimundo
FOTO: EcoRioMinas

GOVERNADOR VALADARES — A duplicação da ponte do bairro São Raimundo, na BR-116, em Governador Valadares, deu um passo importante para a sua realização. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) finalizou a análise ambiental e assinou a Licença de Instalação para a obra, que agora aguarda a compensação do pagamento da taxa para ser oficialmente emitida.

A visita técnica ao local aconteceu no dia 27 de novembro de 2024, com o objetivo de avaliar o projeto e garantir que os serviços estejam em conformidade com a legislação ambiental vigente. Segundo o Ibama, após a liberação da licença, as obras poderão ser iniciadas conforme o planejamento previsto.

No entanto, a concessionária Ecovias RioMinas*, responsável pela gestão da rodovia, informou que, embora o processo de licenciamento ambiental esteja avançado, ainda não há uma previsão oficial para o início da duplicação. Em nota, a empresa destacou que considera a licença liberada apenas após todos os trâmites burocráticos e administrativos estarem concluídos. “Sabemos que essa é uma demanda aguardada, especialmente pela população local, e nos comprometemos a compartilhar todas as atualizações assim que houver um avanço nesse processo”, afirmou a concessionária.

*A EcoRioMinas, concessionária responsável pela administração das rodovias BR-116 RJ/MG, BR-465/RJ e BR-493/RJ, agora se chama Ecovias Rio Minas. Essa mudança faz parte do reposicionamento estratégico do Grupo EcoRodovias, que unificou suas concessionárias sob a marca Ecovias. 

Sobre a duplicação

A duplicação da ponte do bairro São Raimundo é parte de um projeto maior que contempla 7,82 quilômetros de rodovia duplicada e 5,19 quilômetros de vias marginais, conectando os bairros ao longo do trecho urbano da BR-116. A nova ponte contará com passeios para pedestres e ciclistas em ambos os lados, garantindo acessibilidade e segurança.

FOTO: EcoRioMinas

O projeto também inclui a construção de três passarelas entre os bairros Planalto e Vila Rica, três passagens subterrâneas no bairro Vila Isa e um retorno em nível próximo à Polícia Rodoviária Federal. Além disso, estão previstas intervenções no viaduto da JK e na região da ferrovia, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e facilitar a conexão entre os bairros.

A duplicação da ponte do São Raimundo é uma demanda antiga dos moradores de Governador Valadares, aguardada há mais de 30 anos. A previsão inicial era de que a construção da nova estrutura fosse concluída em 12 a 15 meses após o início das obras, dependendo das condições climáticas.

Com o avanço no processo de licenciamento, a população da região espera que a obra finalmente saia do papel, trazendo benefícios significativos para a mobilidade urbana e impulsionando a economia local. A duplicação promete reduzir congestionamentos e facilitar o trânsito, especialmente para os cerca de 30 mil veículos que circulam diariamente pelo trecho urbano da BR-116.

Leia a nota do ibama sobre o assunto na íntegra:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) finalizou a análise ambiental referente à duplicação da BR-116, no trecho da Ponte do São Raimundo, em Governador Valadares (MG). A visita técnica, realizada em 27 de novembro de 2024, teve como objetivo avaliar o projeto da obra e as condições ambientais do local, garantindo que a execução dos serviços esteja em conformidade com a legislação ambiental vigente.  A Licença de Instalação foi assinada pelo presidente do Ibama e aguarda a compensação do pagamento da taxa para sua emissão. Após a liberação, as obras poderão ser iniciadas conforme o planejamento previsto. 

Leia a nota da Ecovia RioMinas sobre o assunto na íntegra:

O processo de licenciamento ambiental segue em andamento junto aos órgãos responsáveis, e seguimos acompanhando as etapas necessárias para sua conclusão. No momento, ainda não há uma previsão para liberação, mas assim que as autorizações forem concedidas, estaremos prontos para avançar com o cronograma da obra. Sabemos que essa é uma demanda aguardada, especialmente pela população local, e nos comprometemos a compartilhar todas as atualizações assim que houver um avanço nesse processo

Detalhes do projeto de duplicação

A duplicação da BR-116 no trecho urbano de Governador Valadares é um projeto complexo, que envolve não apenas a ampliação da rodovia, mas também a construção de uma nova ponte sobre o Rio Doce e a reforma da estrutura existente. Segundo Lucas Carlos Limas Salvador, diretor de engenharia da Ecovia RioMinas, as atividades preliminares já estão em andamento, incluindo o remanejamento de redes de energia e a liberação de áreas necessárias para a obra.

O projeto inclui a construção de três passarelas – no trecho da rodovia entre o bairro Planalto e Vila Rica –  para pedestres e ciclistas, que vão garantir a travessia segura da rodovia em pontos estratégicos. A primeira etapa do projeto será a construção da nova ponte do São Raimundo, que terá passeios para pedestres e ciclistas em ambos os lados, garantindo segurança e acessibilidade.

Além da ponte, o projeto inclui a duplicação de todo o trecho urbano da BR-116, com a construção de três passagens subterrâneas no bairro Vila Isa e um retorno em nível próximo à Polícia Rodoviária Federal. Essas passagens permitirão que moradores e comerciantes acessem ambos os lados da rodovia sem precisar percorrer longas distâncias.

Intervenções no viaduto da JK e da ferrovia: conectando os dois lados da cidade

Além da duplicação da BR-116 e da construção da nova ponte do São Raimundo, o projeto também prevê intervenções importantes no viaduto da JK e na região da ferrovia, dois pontos estratégicos para a mobilidade urbana de Governador Valadares. Segundo a Ecovia RioMinas, as mudanças nesses locais visam garantir uma melhor conexão entre os bairros e a rodovia, além de facilitar o fluxo de veículos e pedestres.

Execução da obra

O projeto executivo já foi concluído e prevê que a construção da nova ponte levará entre 12 e 15 meses, dependendo das condições climáticas. Após a conclusão da nova estrutura, o tráfego será desviado para ela e a antiga passará por uma reforma estrutural. Segundo Salvador, a ponte contará com passeios para pedestres e ciclistas em ambos os lados, garantindo segurança e acessibilidade. Além disso, para minimizar transtornos aos motoristas, a Ecovia RioMinas adotará estratégias para evitar longos períodos de interdição da rodovia. 

Comments 2

  1. walmir Rosado cunha says:

    Como sempre, a parte BURROCRATICA neste, pais, fazendo o progresso, andar a passos de tartaruga. O IBAMA e orgaos competentes deveriam ter vergonha, levar tanto tempo quase 120 dias para analisar uma liberaçao ambiental para construçao de uma ponte. Meu Deus em pleno seculo XXI, estamos trabalhando desta forma ainda?

  2. Luciano says:

    Porque este tal De Ibama nao fiscaliza as inumeras quantidades de Lixo Nas Bacias do Rio doce

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