GOVERNADOR VALADARES – A Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI) passará a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira (10). Agora, os serviços serão realizados na sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1246, no Bairro de Lourdes. Devido à mudança, o atendimento presencial e via telefone estará suspenso ao longo desta semana, até sexta-feira (7), para viabilizar a transição para o novo espaço.
Outra atividade no sistema de trânsito da cidade é a digitalização dos autos de infração, que agora são gerados pelo Sistema de Gestão de Multas – RADAR, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A nova tecnologia substitui os tradicionais talonários de papel, permitindo que agentes de trânsito e a Polícia Militar (PM) realizem autuações diretamente pelo smartphone, com consulta online dos dados de condutores e veículos.
Os condutores podem acessar suas multas pelo aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponível para Android e iOS. A ferramenta possibilita a consulta das infrações, além do acesso digital à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), mesmo sem conexão com a internet.
O diretor do Departamento de Transporte, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV), Messias Rocha, destacou que a digitalização do processo trouxe uma vantagem que tem impacto diretamente a JARI.
“Além da possibilidade de receber as notificações de infrações no dispositivo, o aplicativo oferece a oportunidade de efetuar o pagamento das multas com até 40% de desconto, caso o infrator reconheça a infração sem a possibilidade de recorrer. Tal facilidade vem naturalmente reduzindo a procura pela JARI, ao diminuir a quantidade de recursos formalizados na Junta”, explicou.