IV Seminário Municipal de Hanseníase busca conscientização e combate à doença em Valadares

FOTO: Yuri Barreto/ Prefeitura de Valadares

Nesta terça-feira (23) acontecerá em Governador Valadares o IV Seminário Municipal de Hanseníase, um evento de extrema importância para abordar a realidade dessa doença no município. Em 2021, foram 39 novos casos, seguidos por 60 no ano seguinte, e até fevereiro deste ano, já são 14 novas ocorrências em Valadares. Os dados refletem uma preocupação constante na saúde pública, especialmente quando se considera o preconceito e a discriminação como fatores que dificultam o diagnóstico e o tratamento adequado.

O seminário é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS-GV). O seminário tem como objetivo qualificar os profissionais da área e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Além de combater o estigma associado à Hanseníase. De acordo com a Prefeitura, o evento já conta com mais de 600 inscritos e acontecerá no auditório da Univale Campus II, localizado na rua Israel Pinheiro, 2.000, no bairro Universitário. O evento começa a partir das 8h da manhã e terá programação ao longo do dia. 

Hanseníase em pauta

Durante todo o dia, especialistas de renome estarão reunidos para compartilhar conhecimentos por meio de palestras e debates. É fundamental destacar que a Hanseníase possui cura por meio de medicamentos. Mas para vencer o preconceito, a conscientização é essencial, contando com a participação de todos. 

Além das palestras e debates, o evento contará com depoimentos de pessoas que superaram a doença, que compartilharão suas experiências de superação. Também haverá apresentações culturais, incluindo o Coral da Aposvale, a Batucada da APAE e atividades de ginástica laboral. Portanto o objetivo é promover a interação e o bem-estar entre os participantes.

O IV Seminário Municipal de Hanseníase conta com o apoio da Univale, do Hospital Bom Samaritano e de outras instituições. Tendo como destaque a importância do engajamento da sociedade para enfrentar esse desafio de saúde pública. Assim sendo, a participação de todos é essencial para fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, rumo a uma cidade mais saudável e livre do estigma associado a essa doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como