BELO HORIZONTE – O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas para 19 vagas de bolsista no programa “#PartiuIF”, iniciativa voltada à promoção de igualdade de oportunidades para estudantes da rede pública que desejam ingressar no ensino técnico federal. As oportunidades são direcionadas a profissionais das áreas de Psicologia, Pedagogia ou Serviço Social, que atuarão como bolsistas no programa.
Podem participar do processo seletivo servidores públicos efetivos (federais, estaduais, distritais ou municipais), ativos ou inativos, com inscrição ativa no conselho competente. Também podem participar estudantes de pós-graduação matriculados em instituições públicas de ensino.
As vagas estão distribuídas entre os 18 campi do IFMG e a Reitoria. Os selecionados atuarão na condição de bolsistas, com uma carga horária de 10 horas semanais no turno vespertino. O contrato terá duração de oito meses, com uma bolsa fixa de R$ 1.430 mensais.
Como se inscrever
A seleção será feita por meio da análise documental, conduzida por uma comissão avaliadora. Os critérios de pontuação estão detalhados no edital 36/2025, disponível no site da Fadema, fundação responsável pelo processo seletivo e pela contratação dos bolsistas. Para participar, os candidatos devem preencher um formulário online e enviar a documentação exigida dentro do prazo estipulado no edital.
Os profissionais selecionados terão como principais funções:
- Acompanhar e oferecer suporte aos professores, auxiliando na implementação de estratégias pedagógicas inclusivas;
- Orientar os estudantes na organização dos estudos, promovendo reflexões sobre gestão do tempo e aprendizado;
- Apoiar alunos em situação de vulnerabilidade social, incentivando a adaptação ao ensino técnico e profissionalizante.
Sobre o programa
O “#PartiuIF” tem como objetivo preparar estudantes em situação de vulnerabilidade social para o ingresso na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O programa oferece suporte no aprendizado de Português, Matemática e Ciências da Natureza, alinhando os conteúdos às expectativas de aprendizagem do 9º ano do Ensino Fundamental.
Comments 1
Muito boa está iniciativa, pois vai preparando os estudantes para terem novas perspectivas de vida e profissão, aumentar a inclusão social e diminuir a evasão escolar.