[the_ad id="288653"]

Hospital Bom Samaritano realiza caminhada preventiva contra o câncer de mama

FOTO: Divulgação / Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO)

A programação, focada no Outubro Rosa, foi realizada em parceria com a Univale, Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), Estratégia de Saúde da Família do São Raimundo e com o Vita Plan

GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta sexta-feira (20) quem passou na porta do Hospital Bom Samaritano (HBS) notou um colorido diferente. Era a Caminhada Preventiva contra o Câncer de Mama. Com roupas e balões na cor rosa, funcionários, pacientes e apoiadores de grupos focados na saúde feminina marcharam para incentivar a prevenção. Além de educar a comunidade sobre a importância do autoexame.

A dona de casa Maria da Penha participou da caminhada e, em entrevista, contou que já viu de perto a doença. Por isso sabe a importância do exame preventivo. “Há alguns anos, uma cunhada descobriu o câncer de mama e foi muito difícil. A gente nunca acha que vai acontecer com a gente ou com as pessoas próximas. Mas é uma doença séria e que merece um cuidado especial”, contou.

Maria da Penha / FOTO: Agnaldo Souza – DRD

Prevenção e diagnóstico

Quem esteve presente ouviu sobre como prevenir e diagnosticar o câncer de mama; aferição da pressão arterial e o exame de glicemia. A caminhada contou também com alunos do curso de Fisioterapia da Univale. Eles receberam as mulheres com instruções sobre a Saúde da Mulher. Tema que envolve cuidados que podem ajudar a prevenir este e outros tipos de cânceres.

De acordo com Wanessa Neiva, organizadora do evento, a ideia é promover a saúde e levar para as pessoas a importância de fazer o exame para detecção precoce do câncer de mama e a buscar um médico para qualquer eventualidade. “A ação visa mostrar e reforçar a importância do diagnóstico precoce e lembrar que mulheres jovens e homens, apesar de não ser tão comum, também podem ter câncer de mama”, disse Wanessa. “Para aumentar as chances de cura do câncer de mama, é importante que as mulheres se conscientizem sobre a doença e procurem o médico regularmente para realizar os exames de rotina”.

A programação, focada no Outubro Rosa, conta com a participação do Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Raimundo, NASF e o Vita Plan, o plano de saúde do Hospital Bom Samaritano.

Sobre a mamografia

A mamografia é um exame de imagem que utiliza raios X para visualizar as mamas. É o mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama. O exame deve ser realizado anualmente, principalmente pelas mulheres com 40 anos ou mais. E para incentivar o diagnóstico precoce e a prevenção, o Hospital Bom Samaritano aumentou a cota de mamografias pelo SUS neste mês. O hospital, que fazia 15 atendimentos semanais, agora faz 15 por dia, graças ao Outubro Rosa.

Além disso, as mamografias particulares estão com 50% de desconto, pois é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Assim, o HBS cumpre o seu papel como hospital beneficente que tem atendimento de cerca de 87% pelo SUS e os outros 13% entre convênios, particular e beneficentes, recursos que ajudam a manter os atendimentos do SUS que não cobrem completamente os custos.

“Como hospital do câncer de Governador Valadares e região, temos a missão e o compromisso social de não só tratar o câncer de mama, mas também de prevenir e ajudar na detecção precoce. Por isso, ampliamos a cota do SUS neste mês e estamos dando um desconto para aqueles que optam pelo particular”, explica Renato Fraga, conselheiro da Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS).

FOTO: Leonardo Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), divulgou as atividades durante o Maio