[the_ad id="288653"]

Governo Federal reconhece situação de emergência em Valadares

Governo Federal reconhece situação de emergência em Valadares
FOTO: Diener Maick Piske

GOVERNADOR VALADARES – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (19), a situação de emergência em cinco cidades mineiras que foram afetadas por desastres. Governador Valadares é uma das cidades que integram a lista.

A decisão teve publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (19) e permite que a Prefeitura solicite recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária à população.

As fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos meses causaram diversos danos, como alagamentos, deslizamentos de terra e inundações. No momento, 198 municípios no estado de Minas Gerais estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente.

Situação de emergência em Valadares 

No mês de janeiro, a Prefeitura de Valadares decretou situação de emergência no município, após as fortes chuvas que atingiram a cidade naquele mês. De acordo com o Governo Municipal, a medida está documentada no Diário Oficial do Município.

Na época, a Defesa Civil do município informou que as fortes chuvas provocaram danos materiais, como a queda de árvores, postes e outros equipamentos públicos. Além de interromper o fornecimento de energia elétrica e água em alguns bairros. 

Valadares decretará estado de emergência após fortes chuvas
FOTO: Reprodução/ Redes Sociais

A tempestade que atingiu Governador Valadares no dia 20 de janeiro causou estragos por toda a cidade. Conforme a Cemig, mais de 500 descargas atmosféricas atingiram a cidade. A ventania, aliás, atingiu 75 km/h, derrubando árvores, ocasionando, assim, falta de energia elétrica em muitos bairros. Em alguns casos, moradores ficaram mais de 4 dias sem o fornecimento de energia elétrica. Assim também aconteceu com o abastecimento de água, que após a suspensão do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) boa parte da cidade ficou desabastecida. 

Com a medida, a Prefeitura, portanto, poderá solicitar recursos para:
  • Comprar cestas básicas e água potável;
  • Alugar caminhões-pipa;
  • Prestar socorro e assistência às vítimas;
  • Restabelecer serviços essenciais;
  • Reconstruir infraestrutura e moradias destruídas ou danificadas.

Como solicitar recursos:

Dessa forma, a solicitação de recursos deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM