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Governo Federal assina contrato de concessão da BR-381, entre Valadares e BH

Governo Federal assina contrato de concessão da BR-381, entre Valadares e BH
FOTO: Fred Seixas

GOVERNADOR VALADARES – Nesta quarta-feira (22), o Governo Federal concretizou um marco histórico ao assinar o contrato de concessão da BR-381, popularmente conhecida como “Rodovia da Morte”, entre Governador Valadares e Belo Horizonte. O evento aconteceu no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília, às 11h, e contou com a presença de lideranças políticas e empresariais. A empresa vencedora da licitação, 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, se comprometeu a investir R$ 9 bilhões na transformação da rodovia.

Concessão após desafios

A assinatura do contrato é o fim de um processo repleto de obstáculos. O projeto de concessão da BR-381/MG enfrentou três leilões frustrados antes de ser reestruturado pelo Ministério dos Transportes, em agosto do ano passado. A reformulação tornou a concessão mais atrativa, resultando no interesse de três empresas. Com a vitória da 4UM Investimentos, o plano agora segue para execução, prometendo avanços significativos na segurança e infraestrutura da rodovia.

Investimento significativo e geração de empregos

A concessão abrange 303,4 km de extensão, com melhorias abrangentes que incluem:

  • Duplicação de mais de 134 km da rodovia;
  • 83 km de faixas adicionais;
  • Construção de 23 passarelas para pedestres;
  • Instalação de pontos de descanso para caminhoneiros;
  • Possibilidade de pagamento automático de pedágios.

A projeção do Governo Federal é que o impacto econômico seja expressivo. A concessão deverá gerar cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos, promovendo o desenvolvimento regional e além de aumentar a segurança no trajeto.

Números alarmantes da ‘Rodovia da Morte’

A urgência de melhorias na BR-381 fica evidente pelos dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Entre 2018 e 2023, foram registrados mais de 3.900 acidentes, resultando em mais de 400 mortes. Além do alto número de ocorrências fatais, a rodovia apresenta curvas perigosas, desníveis e pistas simples, tornando-a uma das mais perigosas do Brasil.

O passado e o futuro da BR-381

Construída na década de 1950, a BR-381 não foi projetada para suportar o tráfego intenso dos dias atuais. O traçado sinuoso e a falta de manutenção contribuíram para sua fama de “Rodovia da Morte”. Agora, com a concessão assinada, a expectativa é que a rodovia seja rebatizada como “Rodovia da Vida”, simbolizando uma nova era para o transporte e a economia da região.

Benefícios esperados

O Governo Federal destacou diversos benefícios esperados:

  • Redução significativa de acidentes;
  • Fluidez no tráfego;
  • Melhoria na qualidade de vida para os usuários;
  • Fortalecimento da infraestrutura para o escoamento industrial, especialmente no Vale do Aço, importante região produtiva.

Cerimônia simbólica

Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou que “o compromisso com a BR-381 é mais do que um projeto de infraestrutura; é uma dívida histórica com o povo de Minas Gerais”. Ele enfatizou que a rodovia simboliza uma nova era de desenvolvimento e cuidado, destacando: “Estamos aqui para transformar uma rodovia de sofrimento em uma estrada de esperança, que conecte vidas, gere oportunidades e impulsione a economia regional”. Lula também frisou que o novo modelo de concessão elimina custos desnecessários para os usuários, priorizando tarifas justas e acessíveis.

Governo Federal assina contrato de concessão da BR-381, entre Valadares e BH – FOTO: Presidência da República/ Ricardo Stuckert

O ministro dos Transportes, Renan Filho, descreveu a concessão como “um marco de compromisso com a segurança e o bem-estar da população”. Ele destacou o trabalho árduo de reestruturação do projeto, afirmando: “Corrigimos erros do passado, mitigamos riscos e trouxemos um modelo atrativo para investidores, garantindo que esta rodovia seja um exemplo de como o setor público e privado podem trabalhar juntos para beneficiar milhões de brasileiros”. Renan também mencionou que o projeto vai além da duplicação e faixas adicionais, oferecendo um impacto transformador na vida dos usuários diários da rodovia.

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