GOVERNADOR VALADARES – Nesta quarta-feira (22), o Governo Federal assinará o contrato de concessão da BR-381, trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte, com a empresa 4UM Investimentos. A rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte”, é uma das estradas federais com maior registro de acidentes no país. A assinatura do contrato ocorrerá no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia começará a partir das 11h.
Concessão após desafios
O projeto de concessão da BR-381/MG enfrentou três leilões frustrados antes de ser reestruturado pelo Ministério dos Transportes em agosto do ano passado. Com as mudanças, três empresas se mostraram interessadas na concessão da rodovia. A vencedora do leilão, a 4UM Investimentos em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, comprometeu-se a investir R$ 9 bilhões em melhorias na rodovia ao longo de 30 anos.
Investimento significativo e geração de empregos
Com uma extensão de 303,4 km, a BR-381/MG inicia-se em Belo Horizonte e termina em Governador Valadares. Essas melhorias incluem a duplicação de mais de 134 km da rodovia, a adição de 83 km de faixas adicionais e a construção de 23 passarelas para pedestres. O investimento deve gerar cerca de 80 mil empregos, trazendo desenvolvimento econômico e aumentando a segurança na rodovia.
Detalhes sobre a concessão
O Governo Federal espera que a concessão da BR-381/MG traga diversos benefícios para a região, como a redução de acidentes e a maior fluidez do tráfego. A nova concessionária oferecerá serviços adicionais, incluindo pontos de parada e descanso para caminhoneiros, e a possibilidade de pagamento automático de pedágios.
Números alarmantes
Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam a gravidade da situação. Entre 2018 e 2023, houve registros de mais de 3.900 acidentes na BR-381, com mais de 400 mortes. Esses números refletem a urgência de melhorias na rodovia.
Sobre a ‘Rodovia da Morte’
A BR-381, que corta o interior de Minas Gerais, é conhecida popularmente como “Rodovia da Morte” devido ao alto número de acidentes fatais que ocorrem em seu trajeto. Mas por que essa rodovia se tornou tão perigosa?
A construção da BR-381 aconteceu na década de 1950, com um projeto que não previa o intenso tráfego de veículos que a rodovia teria nos anos seguintes. O traçado sinuoso, com muitas curvas e desníveis, aliado a pistas simples e falta de manutenção, contribuiu para torná-la uma das vias mais perigosas do país.
Comments 2
Parabéns Lula!
30 anos e ainda não duplicando por completo, 134 km de duplicação e 83 de adição. Você acha que essa empresa investirá 300 milhões de reais por ano, é a divisão dos 9 bilhões por 30 anos.