Governo anuncia fim da tarifa extra na conta de energia elétrica

O governo federal anunciou, na quarta-feira, 6 de abril, o fim da bandeira de escassez hídrica, que estava em vigor desde setembro de 2021 e gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Com o fim da bandeira, não haverá mais cobrança de taxa extra na conta de luz e as contas residenciais podem vir até 18% mais baratas já no próximo mês.

A medida entrará em vigor a partir do dia 16 de abril.

A tarifa extra foi aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país no ano passado. As usinas são a principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, foi a pior seca em 91 anos.

Segundo a nota, o reservatório da usina de Furnas terminou o mês de março acima de 80% de seu volume útil. O governo também informou a retomada da operação da Hidrovia Tietê-Paraná, que ficou interrompida por sete meses.

Já havia uma previsão de que a bandeira de escassez hídrica, patamar mais alto já adotado pelo governo, terminaria no dia 30 de abril, mas a medida anunciada antecipa a redução em cerca de 15 dias. A perspectiva do governo é de que a bandeira verde vigore até o final do ano.

Para o economista-chefe da Federação, Guilherme Almeida, a medida irá trazer um alívio para o bolso dos brasileiros.

“Cerca de 11% da pressão do indicador oficial de inflação (IPCA) de 2021 foi decorrente da energia elétrica. Esse item possui um peso relevante no orçamento familiar e na matriz de custos das empresas. Portanto, apesar da mudança não resolver completamente a questão inflacionária, poderá promover uma redução no nível de preços e, consequentemente, dar um fôlego para os componentes de consumo e investimento”, explica.

Fonte: FecomercioMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao RS

🔊 Clique e ouça a notícia Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades BRASÍLIA – Os Correios suspenderam temporariamente nesta quarta-feira (15) o recebimento de doações de

Brasil vai desenvolver cultivo de alimentos no espaço

🔊 Clique e ouça a notícia Tecnologias deverão ser desenvolvidas pela Embrapa SÃO PAULO – O Brasil vai desenvolver formas de cultivar alimentos fora do planeta Terra. Segundo o  presidente