Governador Romeu Zema anuncia oficialmente conclusão do Hospital Regional de Valadares

Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 15, por videoconferência com deputados federais e estaduais da região

Em videoconferência com parlamentares da região, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou oficialmente, na tarde desta quarta-feira (15), a continuação das obras do Hospital Regional de Governador Valadares. A notícia foi recebida, na segunda-feira (13), pela deputada estadual Celise Laviola (MDB/MG) e pelo deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG), em reunião com secretários de estado, em Belo Horizonte. Como declarado, a obra será concluída com recursos no valor de 78 milhões de reais, oriundos da Fundação Renova, que serão depositados na conta do Estado na sexta-feira (17).

O governador de Minas, Romeu Zema, comemorou o feito, já que a conclusão do novo Regional é uma das demandas mais importantes de todo o estado. “Nem tudo a gente consegue mudar rapidamente para chegar onde gostaria, mas temos tido alguns avanços e alguns deputados da região puderam acompanhar mais de perto e sabem bem que, em 2019, conseguimos que a fundação Renova destravasse algumas ações importantes, e talvez a mais importante para Minas Gerais seja exatamente a conclusão do Hospital Regional de Valadares, que é uma região que realmente precisa ser mais bem atendida”, falou Zema.

Com as obras paralisadas desde 2015, tudo indica que haverá uma suspensão dos processos licitatórios para dar agilidade ao término da obra. Também presente na videoconferência, o secretário de estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, destacou que a verba disponibilizada pela Fundação Renova deverá custear tanto a obra, que será tocada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), como a aquisição dos equipamentos para que o novo hospital esteja à disposição da população o mais rápido possível.

A deputada Celise Laviola manifestou seu agradecimento ao governo do Estado por contribuir com o pleito. “A região leste tem sofrido muito com poucos investimentos e esse avanço na saúde é muito significativo para nós. A nossa estrutura é pequena para a quantidade de municípios que Valadares atende. Esse hospital é esperado há muitos anos, e agora, com o apoio dos secretários de estado, da Fundação Renova, dos deputados e também do governador, iremos, finalmente, concluir essa obra. Agradecemos a todos, mais uma vez, por contribuírem com a realização deste sonho”, disse.

Já o deputado federal Hercílio Coelho Diniz, além de parabenizar a ação em conjunto que levou à grande notícia, também solicitou ao governo do Estado a intervenção para atender outras demandas da região, como é o caso da ponte São Raimundo, da estação de tratamento de esgoto de Governador Valadares e do Hospital Regional de Teófilo Otoni.

“Há alguns anos que essa obra do Hospital Regional de Valadares está sendo aguardada, por isso eu gostaria de parabenizar e agradecer pelo sucesso dessa negociação e, ao mesmo tempo, solicitar o apoio do governador para sensibilizar a Renova para que tenhamos mais investimentos também nas compensações coletivas. A gente tem visto que a Fundação tem feito investimentos significativos nas compensações individuais com projetos, consultorias, e as outras coletivas têm ficado em segundo plano. Nós temos aqui a necessidade da duplicação da Ponte São Raimundo, que também temos pleiteado em Brasília; precisamos, ainda, de uma estação de tratamento de esgoto em Governador Valadares, vez que, sem esse tratamento, a gente acaba prejudicando ainda mais o nosso rio Doce; sem falar da obra necessária e urgente do Hospital Regional de Teófilo Otoni. Nós sabemos que há um orçamento para este ano de 4,6 bilhões de reais para serem gastos pela Renova, por isso pedimos para que o governo faça uma gestão no sentido de que a Renova possa contribuir com essas obras”, pediu o parlamentar.

Também participaram da reunião os deputados federais Euclydes Perttersen (PSC/MG), Leonardo Monteiro (PT/MG), e o deputado estadual João Magalhães (MDB/MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM