Golpes virtuais: PM faz alerta sobre a prática deste crime em Manhumirim

Com o crescimento da criminalidade através da internet, é necessário ficar cada vez mais atento para não cair em golpes por meio das redes sociais. Nas últimas semanas, a Polícia Militar de Manhumirim registrou diversas ocorrências desses crimes.

Em grande parte destes golpes, o criminoso invade a conta na rede social da vítima, com destaque para o Instagram, e com isso ele começa a comercializar produtos como móveis, celulares, televisão e vários outros.

Mas as vítimas não percebem que se trata de golpe e efetuam o pagamento para o estelionatário via transferência bancária, o PIX. Estas pessoas só descobrem que foram vítimas de um golpe depois do pagamento.

Aliás o crime de estelionato está previsto no Código Penal e possui a punição com a pena de um a cinco anos, além de multa.

Portanto ao efetuar qualquer compra por redes sociais é necessário se certificar que o negócio e a transação não se tratam de um golpe. Dessa forma é preciso verificar se a conta não é falsa ou se realmente se a venda está sendo feita pela pessoa que está no perfil, além de também entrar em contato com o vendedor através de outros meios de comunicação.

Denúncias podem ser feitas via 190 ou disque-denúncia 181.

Fonte: PMMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM