Feira de Artesanato da Festa do Divino: valorização e geração de renda em Turmalina

O Sistema Faemg realizou a Feira de Artesanato da Festa do Divino, em Turmalina, em parceria com a Aperam. O evento ofereceu oficinas de Artesanato em Fibra de Bananeira e de Pintura e Artesanato com Cascas e Sementes, que levou uma nova experiência e complementou a programação da tradicional festa da cidade.

“Neste ano trabalhamos o tema ‘O Divino da Arte na Fé’, que despertou o olhar da comunidade para duas tradições: o artesanato e a própria festa, que existe desde 1945 em Turmalina”, contou Karina Godinho, representante dos organizadores em 2022.

Crédito: Divulgação

O propósito da feira foi ressaltado pelo profissional de relacionamento institucional da Aperam BioEnergia em Turmalina, Daniel Coelho. Ele contou que é importante manter vivo o artesanato do Vale do Jequitinhonha e o potencializar com aperfeiçoamento técnico. “O evento foi uma oportunidade de agregar mais conhecimento para os artesãos, atrair novos públicos para aprender técnicas manuais tradicionais da região e mostrar o resultado do belo trabalho, que é fundamental na preservação da memória local”, disse.

Expositora na feira, a artesã Maria de Lourdes Gomes Ferreira comercializou os produtos que aprendeu a fazer durante os cursos do Sistema Faemg e ficou satisfeita com os resultados. A contagem regressiva para o próximo já começou. “A minha expectativa sempre foi positiva e vendi tudo o que levei: geleia, doces e licores. O resultado foi ótimo e eu gostaria que tivesse uma por mês”, comemorou.

“A feira foi uma oportunidade de apresentar à população todas as ações desenvolvidas na região: desde os produtos vindos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) até os resultados dos artesãos egressos dos nossos cursos, que atualmente já comercializam e têm um retorno financeiro do trabalho”, disse o analista regional Cleberty Ferreira.

A feira contou com a presença de técnicos de campo e atendidos pelo Programa ATeG Olericultura e Fruticultura, além de 15 agentes de Turismo Rural. O artesanato exposto foi variado: tecido, barro, vestuário, objetos de decoração, entre outros. No total, foram 35 expositores (dois por modalidade) que venderam mais de R$ 20 mil em apenas um dia.

“Todo mundo vendeu. Uns mais, outros menos, mas podemos garantir que não ficou ninguém sem vender”, comemorou Dulcinéia Rocha, mobilizadora da entidade cooperada ao Sistema FAEMG, Clube do Galope de Turmalina.

Com informações da FAEMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM