Família busca recursos para fazer traslado de corpo de mineiro de Caratinga que morreu afogado em Cancún

Ainda faltam R$ 4 mil para pagar até amanhã o trabalho de preparação e traslado do corpo de Waldir para o Brasil

Um passeio a Cancún, no México, acabou em tragédia para uma família de Caratinga. Waldir Fernandes de Oliveira Netto, 33 anos, morreu afogado em uma praia, na última terça-feira (4). Agora, a família dele tenta o traslado do corpo para o Brasil através de uma campanha nas redes sociais.

De acordo com Luciane Silva Nunes, esposa de Netto, ela e a filha de 8 anos acompanhavam o marido na viagem e chegaram a Cancún no dia 3 de maio. O afogamento aconteceu um dia depois, em um lugar da praia que era raso. “A gente chegou a Cancún na segunda-feira e fomos conhecer uma praia; mais tarde voltamos para o hotel. No dia seguinte, descemos mais cedo para conhecer outra praia. Conhecemos um casal em uma dessas praias. Comemos uma porção e bebemos cerveja. O Netto estava de barriga cheia antes do ocorrido. O amigo que conhecemos pulou de um ressalto primeiro e depois desafiou o meu marido a fazer o mesmo, mas ele acabou pulando de cabeça. Como era raso, bateu a testa na areia e ficou uns minutos submerso. O amigo achou que o Netto estava mergulhando e só depois percebeu o que havia acontecido. Foi muito apavorante. Tinha dois salva-vidas na praia, mas quem teve que fazer a respiração boca a boca fui eu. Isso era por volta das 17 horas, mas ele faleceu já no início da noite, às 19h50.”

Lugar da praia onde Waldir morreu era raso, mas por causa da batida da cabeça na areia ficou submerso por alguns minutos (Foto: Arquivo Pessoal)

Luciane relata que passou momentos de aflição nesse período de espera, pois, inicialmente, os custos para fazer o traslado eram muito altos. “De início, me levaram para um hospital particular, o primeiro que acharam, perto da praia onde estávamos. Queriam cobrar 3.500 dólares. Chorei muito, pois não tinha o dinheiro. Eles entenderam e perdoaram essa dívida pelo fato de não terem conseguido salvar a vida dele. Depois veio a funerária atrás de mim para fazer orçamento e querer pegar o caso, oferecendo a cremação do corpo. Eles queriam 3 mil dólares, e para levar o corpo ao Brasil, 8 mil dólares. Deus foi tão bom que enviou um homem que me ajudou. Ele me passou o contato do consulado brasileiro. A Lilian foi e está sendo um anjo na minha vida; me ajudou a olhar tudo, conseguiu desconto pra mim e chegamos ao valor de 4 mil dólares do custo de fazer o traslado para o Brasil e a preparação do corpo. Tudo incluso, até descer para Belo Horizonte.”

Segundo Luciane, os recursos que estão sendo captados através da vaquinha vão ajudar nesse processo de traslado do corpo até o Brasil, faltando apenas 4 mil reais, que devem ser pagos até amanhã. “Eu trabalhava como vendedora e ele como motorista de aplicativo. Estamos pedindo ajuda para levar o corpo e fazer um enterro digno, pois meu marido merece todo o nosso esforço para isso acontecer. Está faltando pouco, graças a Deus o valor tá quase. Ainda faltam cerca de 4 mil reais. Peço a vocês que me ajudem a concluir esse traslado.”

Para quem quiser ajudar nos custos no traslado do corpo, a família de Netto disponibilizou dados bancários:

Isadora Fernandes Oliveira (irmã de Netto)

Caixa Econômica Federal
Agência: 0536
Op: 013
Conta: 00046926-9
Pix: 14268509640

Família nega a busca pelo sonho americano

Muitos mineiros têm o sonho de ir para fora e tentar melhorar a vida indo para os Estados Unidos, mas a esposa nega que a passagem por Cancún tenha sido uma forma de fazer a travessia via México. Segundo Luciane, ela e a filha retornam para o Brasil no domingo (9), na expectativa de conseguir finalizar o processo de traslado do corpo e quitar todos os valores.