WhatsApp-2.png

Falta de mão de obra qualificada aumenta desemprego em MG

A taxa de desemprego em Minas Gerais ficou em 9,4% no quarto trimestre de 2021

O desemprego, atualmente, atinge 12 milhões de brasileiros, segundo o IBGE. Contudo, no ano passado todos os setores de atividade econômica em Minas Gerais registraram saldo positivo de empregos formais e há 7.404 vagas de trabalho disponibilizadas no portal da Unidade de Atendimento Integrado (UAI). Mesmo assim, a taxa de desemprego em Minas Gerais ficou em 9,4% no quarto trimestre de 2021. 

Para Anna Júlia Vilela, Gestora da Persone Consultoria, o principal motivo de haver tantas vagas disponíveis no mercado de trabalho e ao mesmo tantas pessoas desocupadas é a falta de qualificação.

“A gente vê que tem muitas vagas de emprego disponíveis no mercado e não conseguimos encontrar profissionais que tenham qualificação para essas vagas. E não são nem formações e sim exigências comportamentais, como interesse e pontualidade”, disse.

A alternativa mais adotada pelas empresas, nos últimos anos, tem sido profissionalizar os funcionários. Nove em cada dez empresas investem em capacitação para driblar a falta de mão de obra qualificada, mesmo que 88% delas enfrentem dificuldades para fazer investimentos em formação para o trabalhador.

Esse é o caso de Christian Oliveira. O empresário é proprietário do restaurante Itiban há dois anos. Segundo ele, apesar de a comida japonesa estar em alta, tem sido muito difícil encontrar mão de obra qualificada. “Estou tentando acertar a mão da contratação. Ou o funcionário é bom e quer ir embora pro exterior ou a pessoa não pega o ritmo de trabalho”, contou.

Dessa forma, Christian decidiu, em parceria com outro restaurante, oferecer um curso profissionalizante para sushimans e auxiliares de cozinha em Governador Valadares. “Vamos trazer dois profissionais de outras cidades para qualificar a mão de obra em Valadares”, disse.

“Cada vez mais a gente vê o interesse das empresas em desenvolver os profissionais. A gente recebe muita demanda de treinamento e desenvolvimento. As empresas montam turmas de colaboradores para treinarmos, o que antes acontecia muito menos na nossa região”, explicou a gestora Anna Júlia.

Restaurante Itiban/ Pamella Tomich

Como encontrar as vagas de trabalho disponíveis?

Segundo a Consultoria Persone, há mais de 100 vagas disponibilizadas no site da empresa. Para o cidadão acessar, basta cadastrar o currículo em www.personegv.com.br. Além disso, atualmente há mais de 30 vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Valadares, pertencente à UAI. Os desempregados podem agendar a entrevista de emprego no site mg.gov.br.

Diversas oportunidades de empregos da região também podem ser visualizadas na rede de carreiras, site do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As vagas ficam disponíveis para o acesso de toda a população.

De acordo com Anna Júlia, a melhor alternativa de quem está procurando emprego é se qualificar na área que tem interesse. “A minha dica para quem está desempregado é conhecer o mercado e entender o que você realmente quer trabalhar. Com isso, invista. Entenda o que você vai ser feliz trabalhando. As empresas querem quem realmente quer trabalhar com elas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM