A T8M Energia, em parceria com a SolarEdge e com a BayWar.e., realizou um evento exclusivo para arquitetos
GOVERNADOR VALADARES – Unindo tecnologia e estética, na noite da última terça-feira (27) aconteceu um encontro de profissionais para debater a incorporação da energia solar na arquitetura. O evento foi realizado pela T8M Energia, em parceria com a SolarEdge e com a BayWar.e., no Hotel San Diego, em Governador Valadares.
Durante o evento, os arquitetos puderam discutir sobre a arquitetura fotovoltaica, uma prática que busca maximizar o aproveitamento da luz e radiação do sol para a iluminação, aquecimento e geração de energia dentro dos edifícios e espaços urbanos. Um dos grandes nomes do segmento no âmbito nacional, a arquiteta e CEO da BayWar.e. Brasil, Liciany Ribeiro, compartilhou ideias inovadoras para unir a energia solar nos projetos arquitetônicos, explorando a combinação entre sustentabilidade, eficiência energética e design.
“A gente não quer pensar nele só mais como telhado, mas pensar ele como revestimento para a fachada e ampliar a área de produção quando estou num prédio, quando estou precisando fazer um acabamento, substituir um revestimento convencional. A ideia é trazer soluções de como projetar saindo do convencional só em cima do telhado”, comenta Liciany.
Em suma, o objetivo é inspirar arquitetos a adotar práticas mais modernas e eficientes nos seus projetos. Vale ressaltar que recentemente, o Corpo de Bombeiros promoveu algumas mudanças nas normas de segurança voltadas para prevenir arcos voltaicos. Craig Ueki, gerente comercial da empresa SolarEdge pontua as novidades que estão chegando no mercado após as alterações realizadas.
“Algumas mudanças que ocorreram nessa normativa para a área solar são alguns dispositivos de segurança a mais que até então não é exigido, como, por exemplo, um dispositivo de desligamento rápido e outro que seria um detector de arco voltaico. Ambas as soluções estão presentes na empresa SolarEdge e são as principais novidades do mercado. Ainda não são todos os inversores e fabricantes que possuem os meios para cumprir a norma dos bombeiros”.
Toniangelo Vieira, engenheiro eletricista e sócio-proprietário da T8M Energia Solar, destacou a importância de trazer eventos como este para impulsionar o setor em Valadares. “A gente como sempre está trazendo inovações, conhecimento técnico e o desenvolvimento do setor fotovoltaico para as empresas e residências da região.”