Evento gratuito orienta empresas e indústrias sobre como evitar multas e autuações ambientais

O FAPI – Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria é uma iniciativa da SEMAD e PMMG e permitirá aos participantes conhecerem o processo de regularização ambiental, preparando-se para a fiscalização

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, por meio da Regional Rio Doce e Regional Vale do Aço, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizam no próximo dia 18 de maio, das 14h às 16h30, o workshop gratuito do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria – FAPI.

Na programação, palestras sobre a importância e procedimentos da Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria e Procedimentos da Regularização Ambiental. Os palestrantes convidados serão os especialistas da FIEMG, da Superintendência de Fiscalização (SEFIS) e da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM Leste de Minas).

O workshop será realizado de forma digital (on-line), por meio da plataforma Teams. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas online, por meio da plataforma Sympla: https://bit.ly/2PXZSoQ

Após 90 dias da primeira etapa (workshop) acontece a fiscalização. Por isso, durante o evento, os empreendedores serão orientados a obter todas as informações e os documentos  necessários para receber a fiscalização executada pela SEMAD da PMMG.

FAPI

O programa tem como objetivo informar, instruir e sensibilizar as indústrias mineiras sobre a importância de obter a regularização ambiental de seus empreendimentos, evitando autuações futuras. O público-alvo principal são as empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais.

Segundo o presidente da FIEMG Regional Rio Doce, Marcos Lopes, a proposta do FAPI é reduzir os riscos ao meio ambiente, ao mesmo tempo que amplia a competitividade das indústrias. “O programa oportuniza às indústrias orientação adequada para regularizarem seus processos ambientais. Porém, mais que isso, o que desejamos é que não aconteça apenas a regularização neste momento, mas que seja um trabalho permanente de conscientização, reconhecendo a importância da redução desses riscos”, concluiu.  

Os interessados também podem entrar em contato com as analistas de Meio Ambiente das Regionais da FIEMG: Vale do Aço: Amanda (31) 3822-1414 / Rio Doce/Mucuri: Renata (33) 3272.4850.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM