[the_ad id="288653"]

EUA e Brasil deflagram operação contra rede internacional de contrabando de pessoas

O site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou que a Polícia Federal do Brasil e o Departamento de Investigação de Segurança Interna (HSI, sigla em inglês) cumpriram 13 mandados de prisão contra membros de uma rede internacional de contrabando de pessoas para os Estados Unidos. A operação, chamada Laços de Sangue, que foi deflagrada no dia 2, contou com o apoio da seção de Direitos Humanos da Divisão Criminal do Departamento de Justiça norte-americana.

De acordo com as informações, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão em São Paulo e Minas Gerais. Entre os presos estavam alguns cidadãos bengali residentes no Brasil. A organização seria responsável pelo contrabando de dezenas de indivíduos de Bangladesh e outros países do sul da Ásia para o Brasil e depois para os EUA.

O Adido Interino do HSI no Brasil, Patrick Chen, agradeceu “o apoio da Polícia Federal por sua parceria contínua no combate às organizações criminosas transnacionais”. Ele destacou que o sucesso da operação mostra a importância da cooperação internacional quando se trata de interromper as redes de contrabando de pessoas que minam o sistema de imigração e colocam em risco inúmeras vidas.

O Superintendente do HSI em Phoenix (Texas), Scott Brown, destacou que as organizações criminosas transnacionais envolvidas com o contrabando de pessoas são uma ameaça contínua à segurança pública, nacional e das fronteiras. “Por meio de nossas fortes parcerias domésticas e internacionais, conseguimos hoje ter um impacto significativo no combate a essa rede”, afirmou.

As autoridades norte-americanas auxiliaram a PF por meio da coordenação liderada pela adidância da HSI da Embaixada dos EUA em Brasília e o programa Extraterritorial Criminal Travel Strike Force (ECT) – uma parceria entre o Departamento de Justiça, a Seção de Direitos Humanos da Divisão Criminal (HRSP) e a HSI.

O programa ECT concentra-se em redes de contrabando humano que representam riscos à segurança nacional e pública, além de sérias questões humanitárias. O ECT tem dedicado recursos de investigação, inteligência e persecução penal para combater essa ameaça. O programa coordena e recebe assistência de outras agências do governo dos EUA e autoridades estrangeiras de aplicação da lei.

A HSI é uma divisão da ICE e o principal braço investigativo do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), responsável pela investigação de crimes e ameaças transnacionais. Brazilian Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM