Enes Candido projeta novo mandato com foco na saúde e no desenvolvimento regional

FOTO: Divulgação

Deputado estadual mais votado em Governador Valadares, parlamentar destaca prioridades para a próxima legislatura, comenta o avanço do Hospital Regional e promete ampliar a atuação nos municípios do Leste de Minas.

GOVERNADOR VALADARES – Reeleito com o reconhecimento das urnas em Governador Valadares e com crescimento da votação em outros municípios do Leste de Minas, o deputado estadual Enes Candido projeta um novo mandato pautado pelo fortalecimento da saúde pública, pela melhoria da infraestrutura e pela geração de emprego e renda. Em entrevista, o parlamentar, que teve 102.563 votos, fala sobre as prioridades para os próximos anos, avalia a responsabilidade de representar a população valadarense e destaca a importância de acompanhar os próximos passos para a implantação do Hospital Regional. Ele também defende maior articulação entre o Governo de Minas e os municípios para ampliar investimentos e garantir melhores condições de vida à população de toda a região.

FRED SEIXAS – Quais são as metas e prioridades para o próximo mandato como deputado estadual?

ENES CANDIDO – Nossa prioridade é continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Quero começar esse novo mandato com ainda mais disposição para ouvir os municípios, estar perto das comunidades e buscar soluções para os problemas que fazem parte do dia a dia da população.

A saúde continuará sendo uma das nossas principais bandeiras, porque conheço de perto a realidade de quem depende do SUS e sei o quanto conseguir uma consulta, um exame ou uma cirurgia no tempo certo faz diferença na vida de uma família.

Mas também vamos avançar em outras áreas, como infraestrutura, segurança pública, educação, geração de emprego e renda e fortalecimento do agronegócio. Precisamos de estradas melhores, mais oportunidades para os jovens e condições para que as cidades cresçam e as pessoas possam construir seu futuro na própria região.

Nosso primeiro mandato mostrou que, com diálogo e articulação, é possível buscar recursos e tirar projetos do papel. Agora, quero ampliar esse trabalho. Meu compromisso é continuar sendo um deputado presente, que conhece as necessidades dos municípios e trabalha para transformar as demandas da população em resultados concretos.

FRED SEIXAS – Qual é a sensação de ter sido o deputado estadual mais votado em sua cidade?

ENES CANDIDO – É uma alegria enorme, mas, acima de tudo, é uma responsabilidade muito grande. Governador Valadares é a minha cidade, onde construí minha história e onde aprendi muito sobre as necessidades das pessoas. Receber esse reconhecimento da população tem um significado muito especial para mim.

Cada voto representa uma demonstração de confiança. E confiança não se agradece apenas com palavras: a gente precisa retribuir com trabalho, presença e compromisso.

Tenho muito orgulho da nossa caminhada e de tudo o que conseguimos construir até aqui. Mas sei que ainda existem muitos desafios.

Quero que cada pessoa que confiou em mim continue encontrando no nosso mandato alguém disposto a ouvir, buscar recursos, cobrar soluções e trabalhar por uma cidade melhor. Recebo esse resultado com o coração agradecido e com ainda mais vontade de fazer a diferença na vida dos valadarenses.

FRED SEIXAS – A que o senhor atribui o crescimento da votação em outros municípios do Leste de Minas?

ENES CANDIDO – Acredito que esse crescimento é resultado de um trabalho que foi sendo construído município por município, com diálogo, presença e compromisso. As pessoas querem um deputado que conheça a realidade delas, que atenda às lideranças, ouça as comunidades e ajude a buscar soluções para os problemas de cada cidade.

Nosso mandato tem procurado fazer exatamente isso. Já destinamos recursos para diferentes municípios, principalmente para a saúde, mas também trabalhamos para atender outras demandas importantes.

Quando conseguimos contribuir para melhorar um serviço ou viabilizar um investimento, esse resultado chega à vida das pessoas.

Fico muito feliz em perceber que esse trabalho ultrapassou as fronteiras de Governador Valadares. Isso aumenta a nossa responsabilidade com todo o Leste de Minas. Não quero ser um deputado lembrado apenas na época da eleição.

Quero continuar presente, acompanhando as necessidades de cada cidade e trabalhando para que os recursos e as oportunidades cheguem a quem precisa.

FRED SEIXAS – Como está a situação do Hospital Regional de Governador Valadares? Quais são os próximos passos para a implantação ou conclusão do projeto?

ENES CANDIDO – O Hospital Regional é uma das pautas mais importantes em que trabalhamos muito para articular em prol dos pacientes de Governador Valadares e de todo o Leste de Minas. Estamos falando de uma estrutura que pode ajudar a ampliar o acesso a atendimentos especializados, cirurgias e outros serviços de saúde para milhares de pessoas que hoje precisam enfrentar dificuldades para conseguir assistência.

A Secretaria de Estado de Saúde mantém a todo vapor os procedimentos relacionados à implantação da unidade. Em 2026, houve movimentação no processo de concessão de uso do imóvel destinado ao hospital, uma etapa importante para a definição do modelo de funcionamento do serviço.

Agora, precisamos acompanhar de perto os próximos passos: a conclusão dos procedimentos administrativos, o resultado definitivo da gestão e das responsabilidades de funcionamento, a estruturação dos serviços, a aquisição e instalação dos equipamentos e a contratação das equipes necessárias.

Como deputado estadual, vou continuar cobrando informações, acompanhando o andamento do projeto e buscando diálogo com o Governo de Minas para que essa pauta avance. Sei que existe uma expectativa muito grande da população, especialmente de quem depende do SUS e precisa se deslocar para outras cidades em busca de atendimento.

O nosso compromisso é trabalhar para que o Hospital Regional deixe de ser apenas uma expectativa e se torne um serviço funcionando de verdade, com estrutura, profissionais e atendimento para a população. Mais do que concluir uma obra, precisamos garantir que o hospital tenha condições de atender bem às pessoas.

FRED SEIXAS – Que outras ações podem ser adotadas para fortalecer ainda mais a saúde em Governador Valadares e na região?

ENES CANDIDO – Precisamos ampliar o olhar sobre o desenvolvimento da nossa região, porque saúde, infraestrutura, segurança e geração de emprego estão diretamente ligados à qualidade de vida das pessoas.

Na saúde, vamos continuar trabalhando para fortalecer os hospitais, ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias, reduzir as filas e garantir melhores condições de atendimento pelo SUS. Também precisamos apoiar as instituições filantrópicas, valorizar os profissionais e fortalecer a atenção básica nos municípios. A conclusão das obras e o funcionamento do Hospital Regional fazem parte desse esforço, mas precisamos avançar em toda a rede de atendimento.

Ao mesmo tempo, temos outras pautas fundamentais. A BR-381 é estratégica para a mobilidade, a segurança de quem trafega e o desenvolvimento econômico de Minas. Precisamos acompanhar as obras e cobrar avanços que garantam mais segurança e melhores condições de deslocamento para quem trabalha, transporta mercadorias e viaja pela região.

Também precisamos olhar com atenção para as estradas estaduais e as vias que conectam Governador Valadares aos municípios do nosso entorno. Estradas em boas condições significam mais segurança, facilidade para o transporte de pacientes, escoamento da produção rural e oportunidades para o comércio e a indústria.

Além disso, quero ampliar a articulação por investimentos em educação, qualificação profissional, segurança pública e geração de emprego e renda. O Leste de Minas precisa de condições para atrair novos negócios, fortalecer quem já empreende e oferecer oportunidades para que os nossos jovens possam estudar, trabalhar e construir suas vidas aqui.

Como deputado estadual, meu papel é ouvir as demandas, buscar recursos, dialogar com os prefeitos e vereadores e cobrar do Governo do Estado as respostas necessárias. Nosso trabalho precisa enxergar a região como um todo, porque não adianta avançar em uma área se as pessoas continuam enfrentando dificuldades nas outras. Queremos uma região com saúde mais estruturada, estradas seguras, infraestrutura adequada e mais oportunidades para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM