Em ‘Dia D’, instituto valadarense oferecerá exames gratuitos no combate a doenças oculares causadas por diabetes

Novembro também é o mês de combate ao diabetes mellitus; médica oftalmologista explica como doença pode ser ameaçadora à saúde dos olhos

No último dia (14) foi celebrado o Dia Mundial de Combate a Diabetes, doença caracterizada pela hiperglicemia – excesso de glicose presente no sangue. E esta que, a princípio, pode começar como uma doença silenciosa, tende a desencadear problemas graves em diversos órgãos do corpo se não for devidamente controlada. 

Os olhos não só estão dentre as ameaçadas pela doença como podem ser diretamente afetados, conforme explica a médica oftalmologista Janine Radd. “Um dos órgãos mais acometidos pela diabetes são os olhos. A ação da hiperglicemia pode levar à turvação visual, à alteração na refratometria (grau do óculos), ao aparecimento precoce de catarata, ao desenvolvimento de retinopatia diabética, ao edema macular diabético e até mesmo à cegueira”, pontua. 

Janine Radd, médica oftalmologista

A boa notícia é que pessoas acometidas por diabetes e por uma consecutiva doença ocular podem contar com bons tratamentos e obter êxito, se passarem pelo diagnóstico precoce. “Entre esses tratamentos estão a realização de laser, injeção intravítrea de antiangiogênico e, em alguns casos, cirurgia. Lembrando da importância fundamental do controle glicêmico realizado com o médico endocrinologista ou clínico geral”, ressaltou a médica. 

Para facilitar o diagnóstico precoce, os profissionais da saúde recomendam que todo paciente diabético realize, pelo menos uma vez por ano, o exame de fundo de olho. Segundo a médica oftalmologista, por meio desse exame é feita a avaliação da saúde da retina, podendo ser necessários exames complementares, como angiofluoresceinografia (exame de curta duração que ajuda a identificar lesões ou anomalias na retina) e tomografia de coerência óptica (exame não invasivo que usa a luz para obter uma imagem transversal da retina).

Instituto oferecerá atendimento gratuito

Janine Radd faz parte da equipe de profissionais que atuarão no ‘Dia D’, iniciativa de combate a doenças oculares causadas pela hiperglicemia. Na ação, será ofertado atendimento gratuito à população portadora de diabetes, com exame de fundo de olho, obtenção de diagnósticos, além de dicas de prevenção da retinopatia diabética.

A médica reforça a importância do diagnóstico precoce e convida todos os portadores da diabetes tipo 1 ou 2 a comparecerem no ‘Dia D’ e permanecerem atentos à saúde dos olhos.

“Quanto mais precoce, melhores são as chances de êxito no tratamento das complicações causadas pela DM nos olhos. Por isso, nós do Instituto de Olhos do Leste de Minas vamos promover um dia de conscientização sobre a importância do controle dessa moléstia, com a realização de exames gratuitos de fundo de olho. Se você é portador de DM [diabetes mellitus] tipo 1 ou 2 e ainda não fez seu exame oftalmológico este ano, entre em contato para agendar sua avaliação ou procure seu oftalmologista de confiança ainda este ano.”

O ‘Dia D’ acontecerá neste sábado (20), das 7h às 16h, e os atendimentos serão feitos sob agendamento. Para agendar, entre em contato pelo telefone (33) 3212-5400.

O Instituto dos Olhos fica localizado na rua Dom Pedro II, nº 478, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como