WhatsApp-2.png

Eletrodomésticos são os produtos mais procurados na Black Friday; saiba como escolher aparelhos mais eficientes

As expectativas de vendas na Black Friday, no próximo dia 26, estão altas este ano, e não é por menos. De um lado, os comerciantes em busca de turbinar as vendas nesta reta final de 2021; do outro, os clientes em busca de preços mais atrativos.

Esta expectativa é refletida na pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que aponta que 57% dos consumidores irão aproveitar a Black Friday para fazer as compras do final de ano. Entre os itens mais desejados estão os eletrodomésticos, que precisam de uma atenção maior na hora da compra, principalmente ao checar as informações sobre a eficiência do equipamento.

Para evitar dor de cabeça, separamos algumas dicas e informações a que você deve ficar atento, sobre o desempenho do produto, com relação ao consumo de energia.

A primeira coisa que se deve observar é o Selo Procel, presente em todos os produtos eletrônicos.

“O Selo Procel já é bastante conhecido pela população e indica ​os equipamentos mais eficientes da categoria. Essa classificação é benéfica para o interessado porque ele pode escolher o aparelho mais eficiente, que consome menos energia”, explica do engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista.

O selo Procel ajuda a identificar o produto como um dos melhores no critério de eficiência no consumo de energia. (IMAGEM: Procel Info)

Outro detalhe a ser observado é a tabela ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), criada pelo INMETRO.  Ela serve para classificar o equipamento mais eficiente da categoria, sendo os aparelhos com a etiqueta do INMETRO  “A” com o melhor desempenho e a ‘G’ com pior desempenho. A orientação é sempre priorizar aparelhos com a etiqueta “A”, por serem mais eficientes.

Veja acima um exemplo da etiqueta do INMETRO para eletrodomésticos. (IMAGEM: INMETRO)

Já ouviu aquela expressão que o barato sai caro? Então, esse é outro ponto de atenção para evitar que o desconto vire prejuízo. No custo-benefício do produto, comprar um eletrodoméstico mais barato, mas que tenha um desempenho baixo na eficiência energética, pode não ser uma escolha tão boa quanto parece.

“Dependendo da classificação do aparelho adquirido, os descontos conseguidos na Black Friday podem não ser atrativos, pois, ao longo do tempo, o consumo de energia dos equipamentos menos eficientes é maior em relação aos de classificação “A”. Se o equipamento é mais barato no momento da aquisição, mas é menos eficiente, essa diferença será sentida na conta de luz enquanto ele for utilizado”, alerta o especialista.

A nossa última dica é para quem costuma aproveitar as promoções da Black Friday online. As compras pela internet podem ser desafiadoras quando o assunto é ter mais informações do eletrodoméstico, e nesse caso não é diferente. É possível que você não encontre de forma visível no anúncio do produto detalhes sobre a eficiência energética, como foi citado nas outras dicas. Nesses casos, a orientação é buscar por outras fontes.

“Nos sites de compra​ é comum que essas informações estejam omitidas, principalmente quando se trata de equipamentos com baixa classificação de eficiência. Procure pela marca e modelo do equipamento no site do fabricante, e até mesmo em outros sites de vendas, para se certificar da eficiência e do impacto do consumo desse item na sua fatura de energia elétrica”, destaca Thiago. Informações: Agência Minas/ CNDL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que