WhatsApp-2.png

Economia cresce 2,7% no segundo trimestre de 2023

PIB cresceu no segundo trimestre de 2023
FOTO: Freepik

BRASÍLIA – O Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – cresceu 2,7% no segundo trimestre de 2023. Dessa forma, de maio a julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado, aliás, é do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado nesta quarta-feira (20). 

Considerando-se apenas o mês de julho, a atividade econômica do país recuou 0,3% em relação a junho deste ano. Mas avançou 1,8% na comparação com julho do ano passado. 

Segundo a FGV, o crescimento de 2,7% na comparação do trimestre com o mesmo período de 2022 está ligado ao consumo das famílias. O consumo avançou 2,6%. Já as exportações cresceram 15,1% no período. A queda de 0,9% das importações também contribuiu para o desempenho positivo do PIB nacional. 

Por outro lado, a formação bruta de capital fixo – isto é, os investimentos – recuou 3,2%. O recuo acontece, especialmente, devido à queda de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos. De acordo com a FGV, o PIB acumulado do país nos sete primeiros meses deste ano é de R$ 6,11 trilhões. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

🔊 Clique e ouça a notícia Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que