[the_ad id="288653"]

Domingo de eleições em Valadares começa com ruas inundadas de ‘santinhos’ e eleitores na expectativa do voto

Foto: DRD/TV Leste

Quem resolveu acordar bem cedinho neste domingo (2) e dar uma volta pela cidade se deparou com uma cena lamentável, mas não inédita nas ruas: os populares “santinhos” espalhados por toda parte. Apesar da prática ser considerada crime eleitoral – podendo resultar em multas e até mesmo a prisão do autor em flagrante – o hábito de jogar papéis contendo informações dos candidatos continua vigorando em 2022.

No bairro Grã-Duquesa, a bagunça dos papéis espalhados em frente à Escola Municipal Paulo Freire sobrou para o Sr. MÍlton, que não se mostrou nada contente com a surpresa desagradável. De acordo com o colaborador da instituição, os santinhos já causaram transtorno em outras eleições, como as presidenciais em 2018. Ele relembra que uma mulher sofreu uma queda após escorregar no monte de papéis: “Ela saiu daqui carregada, de Samu”, comentou.

Sr. Mílton (colaborador da Escola Municipal Paulo Freire) | DRD/TV Leste

Além disso, ainda por volta das 7h os eleitores já começavam a chegar. Todos na expectativa de cumprirem com o dever de cidadãos sem muita demora ou filas gigantescas. É o caso deo Ernani Teixeira, que é militar aposentado e fez questão de expor seu descontentamento com a poluição das ruas.

“Toda vez eu venho cedo para votar. Chego aqui, esse monte de papel. Aqui, crianças ou pessoas idosas podem pisar nesses papéis, escorrega mesmo, cai, machuca. Para mim, é um absurdo o candidato autorizar esse tipo de coisa. Uma vez que quem vem votar, já vem com seus candidatos pré-confirmados. Sem precisão alguma desse monte de papéis”, lamentou o eleitor.

Ernane Teixeira (militar aposentado) | DRD/TV Leste

Exercendo a cidadania

Na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Maria Eugênia, o cenário não era diferente. Uma fila de eleitores já aguardava a abertura dos portões, enquanto a equipe de limpeza urbana municipal marcava presença. O Sr. Arnaldo Almeida Rodrigues também é aposentado e apresenta dificuldades de locomoção. No entanto ele não abdicou do direito de votar. “Exercer a cidadania, procurar ver se nosso país melhora”, disse o idoso.

Sr. Arnaldo Almeida Rodrigues contou com a ajuda de mesários voluntários para entrar na escola. | DRD/TV Leste

Outro cidadão que fez questão de manifestar seu direito à escolha dos novos representantes do país e do Estado, foi o Sr. Rabelo Rosalvo, de 82 anos. Emocionado, ele contou à equipe do DRD que não costuma votar em todas as eleições. Contudo esta terá, para ele, uma representação simbólica.

“Aos 70 anos parei de votar. Só que, hoje, por razões especiais estou aqui. Você deve saber quem foi JK [Juscelino Kubitschek]. Então hoje trago, aqui, uma mensagem, uma homenagem a JK: Juscelino Kubitschek de Oliveira”, declarou o aposentado, que foi à zona eleitoral vestindo uma camisa estampada com as iniciais de JK.

Sr. Rabelo Rosalvo, de 82 anos, foi votar vestindo uma camisa com as iniciais “JK” | DRD/TV Leste

Votação começou sem atraso

Os portões se abriram às 8h em ponto e a votação para as Eleições 2022 segue até às 17h. Para votar, é necessário apresentar o seu título de eleitor impresso ou o e-título, juntamente com documento de identificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Melhor lugar

🔊 Clique e ouça a notícia Neste mundo, estamos em constantes e frenéticas mudanças, sejam físicas, temporais ou espaciais. Desde muito tempo, ouvimos muitas frases, referentes a lugares onde estamos