Dia do Pedagogo é celebrado em meio a reinvenções na educação

Em 2015, a data de 20 de maio foi definida oficialmente como Dia Nacional do Pedagogo; confira a entrevista do DRD com um futuro pedagogo

Nem todo mundo é igual, e isso inclui as formas de aprendizagem. Por esse e outros motivos o papel do pedagogo é fundamental. É ele quem organiza, planeja, coordena e acompanha as tarefas do setor da educação, dentre outras atividades.

Em 2020, assim como várias outras áreas, o setor da educação se viu paralisado por causa da pandemia de Covid-19. Entretanto, se em outras áreas essa paralisação continua, a educação se adaptou de forma muito mais rápida. É claro que os desafios de inclusão ainda são enormes, e falta um longo caminho para superá-los, mas a resposta com o ensino remoto foi rápida — e boa parte das soluções se devem à Pedagogia.

Para Leandro Oliveira (28), que está concluindo o quinto período de Pedagogia, a área já se prepara para um cenário como este há algum tempo. “Devido ao grande avanço da tecnologia nos últimos anos, a grade curricular dos cursos relacionados a educação teve que se adaptar”, conta.

Ele explica que, por esse motivo, “alunos que a partir do ano de 2014, 2015, iniciaram algum curso no setor da educação, como Pedagogia, já têm estudado sobre Tecnologias da Informação e Comunicação. No âmbito escolar nós chamamos de TICs, que são um tipo de matéria pelo qual nos ensinam a adaptar o ensino por meio da tecnologia, e também a adaptar aos alunos”.

Nova geração de alunos já nasce com a tecnologia

futuro pedagogo
Leandro Oliveira, 28 anos, estudante de Pedagogia

A educação também vive em constante mudança, por causa das transformações que vêm com as novas gerações de alunos. Para Leandro, esse é mais um motivo que faz da tecnologia uma parte essencial do futuro da educação.

“Outro motivo pelo qual eu acredito que, antecipadamente, nós já estamos nos preparando há alguns anos em relação a esta situação que estamos vivenciando hoje, é devido à nova geração, que é a Geração Alpha. Essa geração de crianças que nasceram a partir de 2010, e que já nascem com uma conexão profunda com a tecnologia, obriga também o educador, o pedagogo, o professor, a se adaptar a essa área da tecnologia”, destaca.

Futuro promissor

O ensino remoto acaba envolvendo muito mais do que o aluno e o professor. Estudando em casa, a criança pequena inevitavelmente precisa de mais ajuda dos pais, seja para acessar os conteúdos ou para manusear o computador ou o celular. É por isso que o estudante de Pedagogia acredita que os pais também precisam se adaptar.

“Eu acredito que o futuro será promissor. Há alguns anos atrás nós não ouvíamos falar sobre ensino a distância, e hoje já existem várias universidades bem conceituadas nessa forma de ensino, semipresencial ou mesmo 100% on-line. Eu acredito que agora a adaptação vai caber principalmente aos pais, em conseguirem acompanhar as aulas com os filhos em casa. E também às crianças, a entenderem que quando elas estiverem de frente para o computador ou o celular, tendo uma aula ou vendo algum conteúdo estudantil, aquele momento é de total reflexão e de total atenção ao estudo”, destaca.

Para Leandro, um dos principais desafios que se seguem dentro da Pedagogia é a atenção que os alunos precisam nas atividades a distância. “Nós ainda precisamos trabalhar na concentração no ensino a distância. Por exemplo, hoje, se uma criança está vendo um vídeo de uma professora pelo celular, ela pode facilmente perder a atenção se cai alguma notificação de outro aplicativo”.

Apesar dos desafios, entretanto ele acredita que as perspectivas são positivas. “Eu acredito que o futuro tecnológico, dessa área da educação, principalmente para nós pedagogos e futuros pedagogos, será muito promissor. E acredito que falta algo ainda para se adaptar, mas também acredito que nós estaremos 100% preparados em um ou dois anos”.

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