Dia do Campo é realizado em Periquito

O Dia do Campo, evento realizado em formato de oficinas e palestras aos produtores rurais, foi realizado no início do mês de setembro em Periquito. O objetivo principal foi conscientizar produtores rurais e lideranças regionais sobre a importância da retenção da água no solo e a melhoria da qualidade das pastagens na região Leste de Minas Gerais. O evento é organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

A técnica é feita por um subsolador acoplado a um trator agrícola que, ao percorrer o terreno, realiza sulcos no solo para permitir a infiltração da água. “Esses sulcos rompem a estrutura que está altamente compactada nas pastagens e permite que a água, ao invés de escoar e causar enchente, infiltre no solo. E isso dá um tempo de residência dessa água dentro das propriedades rurais, causando o equilíbrio hídrico em toda a bacia”, explicou o especialista ambiental Sebastião Tomás.

O gerente regional do Sistema Faemg em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva, foi um dos palestrantes no Dia de Campo. Ele falou sobre a técnica de subsolagem em pastagem.

“O Sistema Faemg é apoiador desta técnica, com as ações desenvolvidas pelo grupo de trabalho que foi criado por meio de seminários, capacitações dos operadores do subsolador e dos cursos de barraginha e cordão de contorno, de recuperação de áreas degradadas e de recuperação de nascentes, e outros cursos que estejam voltados para toda essa parte, bem como o curso de formação e manejo de pastagem”, detalhou. Informações: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM